Search
Close this search box.

Ter o queixo para trás pode tirar o seu sono

O queixo para trás é chamado cientificamente de retrognatismo mandibular e pode causar obstrução da via aérea ao dormir, prejudicando dessa forma a qualidade do sono e de vida. Tem várias opções de tratamento, que podem variar do uso de CPAP a cirurgia ortognática.

Tem estado sonolento e com sensação de cansaço durante o dia? Falam que você ronca muito a noite e, além disso, quando se olha no espelho percebe seu queixo para trás?

Pode até parecer que tudo isso não tem nenhuma relação, mas, na verdade, é possível que seja tudo culpa do seu queixo, ou melhor, dos seus maxilares.

Se identificou e ficou curioso para saber o porquê? Então, continue lendo e no final desse post tudo vai fazer sentido.

Primeiramente, tudo começa na respiração.

Quando estamos dormindo, nosso corpo mantém as atividades fundamentais para vivermos, como o coração batendo e a respiração, no piloto automático, da mesma forma quando estamos acordados.

Já parou para pensar, que você não precisa lembrar para fazer seu coração bater? Diferente de pegar um copo, por exemplo, nesse caso você manda um comando para o seu cérebro e ele executa, mexendo seu braço, mão e dedos para pegar o objeto.

Por outro lado, quando caímos no sono, alguns músculos, que precisam desse comando do cérebro para funcionarem, relaxam, incluindo alguns do pescoço, mandíbula e língua.

E aqui está o motivo, do seu ronco, da sua sensação de cansaço e sonolência durante o dia.

Em condições normais, quando a mandíbula tem seu tamanho e posicionamento adequado, os músculos que estão presos nela ficam sustentados por esse osso, dessa forma mesmo que eles estejam relaxados ainda há espaço para o ar passar livremente.

Já nos casos em que o queixo é para trás (retrognatismo mandibular), normalmente a mandíbula é pequena por não ter se desenvolvido adequadamente, por isso, quando a musculatura relaxa o osso não suporta os músculos e acaba obstruindo a passagem de ar, causando um problema chamado Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).

homem com queixo para trás dormindo e obstruindo a garganta

Quando ocorre essas obstruções o corpo acaba despertando, como reflexo por não estar conseguindo respirar, fazendo com que você não consiga entrar ou mesmo passar muito tempo na fase REM (rapid eye movement) do sono.

Esta é a fase em que o cérebro bloqueia a atividade dos músculos e proporciona verdadeiro descanso para o corpo.

Portanto, aqui estão as explicações para os sinais e sintomas que descrevi no começo desse artigo:

Por que você tem sonolência e cansaço durante o dia?

– Com esses micros despertares durante a noite, você tem uma qualidade de sono ruim, fazendo com que seu corpo não descanse adequadamente.

Por que ronco muito a noite?

– O ronco está associado a passagem do ar, quando há obstruções, o ar tem dificuldade de passar pela garganta, causando ruídos conhecidos como ronco.

Então, você deve estar se perguntando, como realmente sei que tenho isso?

Bom, todos esses sinais que acabei de detalhar já podem ser indícios de que você tenha a SAOS.

Contudo, o diagnóstico definitivo é realizado por um exame chamado polissonografia, no qual é possível observar, qual a severidade do problema, como, por exemplo, quantos micros despertares você tem durante a noite.

Além do retrognatismo mandibular outras causas também estão associadas a essa alteração e devem ser investigadas, como, por exemplo: obesidade, alterações no nariz, hipertrofia dos tecidos linfoides na via aérea superior (amígdala aumentada), entre outros.

Como tratar?

O tratamento quando a causa é unicamente o queixo para trás, pode variar do uso de um aparelho chamado CPAP (Continuous Positive Airway Pressure), dispositivos ortodônticos que deixam a mandíbula para frente durante o sono ou uma cirurgia para reposicionar os maxilares definitivamente.

Este último procedimento é chamado cirurgia ortognática e tem como objetivo corrigir a posição da mandíbula e maxila, proporcionando assim, melhora da respiração, da mordida, da estética facial e consequentemente da auto-estima.

Além disso, quando a SAOS tem múltiplas causas pode ser necessário a combinação de tratamentos.

Portanto, se você se identificou com esse post sugiro que procure um profissional para avaliação do seu caso.

Quem dorme melhor, vive melhor!

Concluindo…

Agora que você chegou até aqui após ter lido todo esse artigo, espero que tenha compreendido o porquê de ter o queixo para trás pode tirar seu sono.

Tudo se encaixou agora? Fez sentido para você?

Me conta nos comentários e deixa suas dúvidas, pois estou sempre por aqui para respondê-los.

Forte abraço e até a próxima!

Gostou? Deixe um comentário!

Compartilhe

SOBRE O AUTOR

Dr. Ícaro Guilherme

Sou Icaro Guilherme, cirurgião bucomaxilofacial especialista pela Universidade de São Paulo (USP – SP). Realizei residência na área pelo Hospital Universitário da USP durante 3 anos e em quase 9 mil horas tive a oportunidade de aprender com grandes nomes da cirurgia nacional e internacional.

Receba conteúdos exclusivos

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Contatos

Redes Sociais