Está com dúvidas se você tem disfunção da articulação temporomandibular?
Então conheça abaixo alguns dos sintomas mais comuns e siga na página para entender melhor o seu problema.
A maioria desses sinais pode indicar que você sofre de Disfunção Temporomandibular, também chamada simplesmente de DTM.
Para entender melhor o que é DTM, porque ela acontece e quais os métodos de tratamento que eu utilizo, basta seguir a leitura.
Minha missão é oferecer o melhor tratamento com o que há de mais alta tecnologia
Do atendimento ao procedimento
“Finalmente, eu achei um profissional competente, Dr. Ícaro foi mais que um doutor me deu uma aula de DTM, profissional muito capacitado, sabe o que tá falando, muito atencioso, gosta do que faz, deveria existir mais profissionais igual a ele. “
“Experiência incrível com o Dr. ícaro! Super atencioso e cuidadoso, conseguiu atender as minhas necessidades referente ao bruxismo! Estou muito satisfeita e recomendo a todos, um ótimo profissional!”
“Dr. Ícaro um excelente profissional, fiz duas cirurgias grandes com ele e tudo foi perfeito. Sempre atencioso a todos os cuidados que precisei. Obrigada Dr. e sei que minha ATM ainda precisa de muitos cuidados seus! Indico de olho fechado!!!!”
Disfunção muscular e articular
A sigla DTM, é uma abreviação do termo Disfunção Temporomandibular, que indica um desarranjo na Articulação Temporomandibular (ATM) e/ou nos músculos responsáveis pela mastigação.
Frequentemente confundidos, os termos DTM e ATM, representam coisas diferentes, como explicado anteriormente.
DTM é a doença e ATM é o nome da articulação.
Na imagem abaixo você pode observar a localização da ATM e dos músculos que frequentemente apresentam sintomas, como a dor.
Essas estruturas são responsáveis pela movimentação da mandíbula e consequentemente pela fala, mastigação e deglutição.
Quando os músculos e a articulação são sobrecarregados, como por exemplo, pelo ranger dos dentes a noite ou pelo apertamento dentário durante o dia, eles inflamam, dando início aos sintomas citados anteriormente.
Geralmente o estalido e a dor ao abrir a boca indicam um quadro de DTM articular, ou seja, mais limitado a ATM.
Enquanto que a sensação de pressão, cansaço ou dor na região dos músculos masseter e temporal (imagem acima), são mais indicativos de DTM muscular.
Frequentemente, DTM muscular e articular acontecem em conjunto, portanto, uma combinação desses sintomas está presente.
O correto diagnóstico é fundamental, pois além de outras doenças apresentarem sintomas semelhantes, há situações em que doenças degenerativas da ATM podem causar sérios danos a função e a estética.
Seus hábitos podem estar causando suas dores
Bruxismo e apertamento dentário geralmente são os principais causadores
As DTMs podem ser causadas por vários fatores, contudo, na grande maioria dos casos os hábitos parafuncionais, como o bruxismo e o apertamento dentário são as principais causas.
Esses hábitos sobrecarregam os músculos e a Articulação Temporomandibular (ATM) causando inflamação e dor.
Casos de trauma na região do queixo, na mastigação ou sobrecarga constante, podem levar a um mal posicionamento do disco da ATM, causando estalidos e dor ao abrir a boca.
O vídeo abaixo ilustra uma condição em que o disco está na posição adequada, em seguida o disco mal posicionado causando um estalido quando retorna para a posição ideal e por último uma situação em que a luxação do disco causa dor e limitação de abertura da boca.
Tratamentos seguindo princípios da literatura internacional
O menos traumático que tenha o máximo de eficácia
Os tratamentos para as disfunções da ATM podem variar de acordo com a região acometida, a causa e o grau de comprometimento da articulação.
Contudo, tenho como filosofia seguir o que é sugerido na literatura internacional, que é utilizar inicialmente sempre os tratamentos menos invasivos e só partir para procedimentos mais invasivos, como a cirurgia da ATM, após esgotada todas as possibilidades menos agressivas.
Baseado em um estudo recente que realizei e que está prestes a ser publicado em uma revista americana, após revisar 9331 artigos científicos sobre DTM, desenvolvi um protocolo de tratamento para as DTMs musculares e articulares, em que obtenho resolução de mais de 90% dos casos com métodos não cirúrgicos.
Dessa forma, ofereço aos meus pacientes o que há de mais atual em tecnologia para o tratamento das DTMs aliado a uma equipe multidisciplinar, que inclui fisioterapeuta, fonoaudiólogo, ortodontista e médico especialista em dores crônicas.
Dentre as opções de tratamento que ofereço estão:
Olá,
Sou Icaro Guilherme, cirurgião bucomaxilofacial especialista pela Universidade de São Paulo (USP – SP). Realizei residência na área pelo Hospital Universitário da USP durante 3 anos e em quase 9 mil horas tive a oportunidade de aprender com grandes nomes da cirurgia nacional e internacional.
Durante esse período me dediquei ao estudo detalhado dos diversos métodos de tratamento da DTM e baseado em +9000 artigos científicos desenvolvi um protocolo de tratamento no qual obtenho em média 90% de resolução dos casos com métodos não cirúrgicos.
Minha filosofia é sempre oferecer o que há de mais alta tecnologia e evidência científica aos meus pacientes, para que juntos possamos conseguir o melhor resultado.
Aguardo você para que juntos possamos resolver o seu problema!
Alta tecnologia na realização de todos os procedimentos
Investimos em conhecimento e tecnologia para oferecer o melhor para você
Veja o que diz quem já foi atendido por mim
Todos os depoimentos estão disponíveis na minha página do Google
A cirurgia de ATM é uma operação que busca corrigir as disfunções que afetam a sua articulação temporomandibular.
Na prática, ela faz alterações na musculatura, nos ligamentos e também nos ossos da articulação, para que tudo volte a trabalhar em equilíbrio.
Sendo assim, para alcançar esse resultado, temos duas técnicas de cirurgia de ATM: a cirurgia aberta e a artroscopia.
A cirurgia aberta é a mais convencional, em que eu faço uma incisão para ter acesso à articulação do paciente.
Já a artroscopia é feita com a ajuda do artroscópio, no qual a operação é feita com imagens das estruturas internas transmitidas em um monitor, permitindo uma incisão menor.
A cirurgia de ATM é indicada para pacientes que têm disfunções e não tiveram bons resultados com tratamentos conservadores feitos anteriormente.
Ela também é indicada para pessoas que sofreram lesões nesta articulação, como uma fratura
Há duas técnicas para realizar a cirurgia de ATM, sendo a cirurgia aberta e a artroscopia.
O que as diferencia é o fato da cirurgia aberta ser um pouco mais invasiva para reposicionar o disco articular, enquanto a artroscopia é uma intervenção menos invasiva para tratar a articulação.
Mas em ambos os casos, a cirurgia é feita diretamente na articulação, com anestesia, para que eu remova as interferências e corrija o mau posicionamento.
Nas situações mais severas, como fraturas de côndilo, anquilose da ATM ou tumores envolvendo a ATM, é preciso substituir totalmente a ATM, fazendo uma reconstrução da articulação com prótese.
Em questão de tempo, os procedimentos duram entre 30 minutos e 1 hora. Além do mais, o paciente precisa ficar internado 24h.
O pós-operatório da cirurgia de ATM é severo. O paciente precisa entender que o procedimento altera diversas estruturas do rosto.
E justamente por isso, o repouso dura de duas a quatro semanas, dependendo da intensidade do caso.
Durante o pós-operatório da cirurgia de ATM, é fundamental tomar remédios analgésicos, pois eles ajudarão a evitar a dor.
Algumas orientações práticas que costumo dar nesse período são:
A recuperação da cirurgia de ATM envolve a fase de repouso, que pode ir de duas a quatro semanas, dependendo da intensidade do caso.
Aqui, também indico alguns remédios analgésicos para que a recuperação ocorra com menos dores possíveis.
Nesta fase, a alimentação deve incluir dietas com alimentos líquidos ou pastosos, para evitar movimentos bruscos no rosto.
Sessões de fisioterapia também costumam ser indicadas durante a recuperação, para que o paciente retome a função articular e melhore sua abertura bucal.
O retorno às atividades básicas do cotidiano, por sua vez, costumam ocorrer entre 10 e 20 dias, mas ainda sim com alguns cuidados.
A partir do segundo mês da operação, os resultados começam a ficar mais visíveis, pois o inchaço começa a diminuir consideravelmente.
No sexto mês após a cirurgia de ATM o paciente já consegue admirar o resultado final do procedimento.
ATM significa Articulação Temporomandibular, enquanto que DTM significa Disfunção Temporomandibular.
O diagnóstico é realizado por exame físico durante a consulta e eventualmente exames complementares, como a Imagem de Ressonância Magnética e a Tomografia Computadorizada.
Entretanto, alguns sinais podem indicar que algo não está certo, como por exemplo: Dor ao abrir ou fechar a boca, estalidos ao abrir a boca, dor ao mastigar, zumbido no ouvido, sensação de cansaço na face, limitação de abertura bucal, entre outros sintomas.
Não. O tratamento é direcionado de acordo com o tipo de DTM que o paciente possui.
Com um um protocolo exclusivo desenvolvido por mim para tratamento das DTMs, 90% dos meus pacientes têm seus casos resolvidos com métodos não cirúrgicos.
Não. Eu realizo tratamentos clínicos e cirúrgicos para as desordens da ATM.
Os métodos de tratamento variam entre os não cirúrgicos e os cirúrgicos. Dentre eles, posso destacar: Placa oclusal de Michigan, Dry Needling, Artroscopia, Artrocentese, Fisioterapia, Cirurgia aberta da ATM, Terapia comportamental, Terapia medicamentosa, Injeções de medicações intra-articulares, entres outros.
Os convênios médicos de segmentação hospitalar, cobrem os procedimentos que eventualmente necessitem de internação.
Sim, todas as consultas são cobrados os honorários.
As dores nessa região são características de disfunções da ATM. Elas podem ocorrer por uma inflamação na articulação ou alterações degenerativas.
Dor ao abrir a boca, limitação de abertura bucal, dor ao mastigar alimentos, dores próximas ao ouvido. Esses sãos alguns dos sintomas de uma articulação temporomandibular inflamada.
O estalo ao abrir a boca, geralmente se deve ao mal posicionamento do disco articular (olhe a imagem e o vídeo no início dessa página). Essa alteração pode evoluir e causar a degeneração da ATM, por isso é fundamental o acompanhamento e avaliação por um especialista.
As disfunções da ATM, podem ser articulares ou musculares, portanto, terem causas bem distintas. Contudo, de maneira geral, a sobrecarga na articulação e músculos, são os principais causadores da DTM. Nesse contexto, posso destacar: o bruxismo, apertamento dentário, traumas de mordida, trauma facial e outros hábitos parafuncionais, como apoiar a o queixo na mão.
Sintomas graves da DTM, são: dor constante na região da ATM, diminuição progressiva da amplitude de abertura bucal, queixo desviado para um dos lados, travamento de boca fechada ou de boca aberta.
Sim. O bruxismo é uma das causas das Disfunções da ATM.
Av. Paulista, 2064 – 21º andar – Bela Vista / São Paulo-SP
WhatsApp (11) 99138-6262
© 2020 · Dr. Icaro Guilherme. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade e Termos de Uso.