Search
Close this search box.

Cirurgia ortognática é a melhor opção para correção de sorriso gengival?

Muitos pacientes buscam a correção de sorriso gengival, por ser um problema que provoca a exposição exagerada das gengivas, ao falar ou sorrir. O diagnóstico é bem simples e se dá mediante a avaliação do sorriso do paciente. 

O sorriso gengival se trata de uma exposição excessiva da gengiva, tanto nas arcadas inferiores quanto superiores. Quando sorrimos, o ideal é que haja um equilíbrio simétrico entre os dentes, a gengiva e o lábio.

Neste caso, é observado se aparece até 85% dos dentes anteriores, assim como a ameia gengival, que fica localizada entre os dentes. Caso o paciente apresente um sorriso fora desse padrão, exibindo mais de 3 ou 4mm de gengiva, possivelmente ele precisará da correção do sorriso gengival.

Apesar de não causar sérios danos à saúde bucal, a exposição excessiva da gengiva pode trazer algumas consequências incômodas para o paciente. Por esse motivo é que a correção de sorriso gengival não se trata somente de uma questão estética.

Então, se você deseja saber mais sobre o que causa o sorriso gengival, o que o sorriso gengival pode estar causando na sua saúde bucal e, é claro, na sua saúde mental, além da solução para o problema, continue lendo este artigo até o fim.

Quais são as causas do sorriso gengival?

correção de sorriso gengival

A causa do sorriso gengival é, na sua grande maioria, relacionada ao fator hereditário do paciente. Ou seja: fatores herdados por fatores genéticos são a principal causa do sorriso gengival.

Porém, existem algumas outras razões que podem causar o sorriso gengival, e é comum que mais de uma delas estejam na raiz deste problema bucal:

Hiperplasia gengival

A hiperplasia gengival acontece quando há um crescimento excessivo no número de células da gengiva, causando o seu crescimento. Hiperplasia é um termo usado para se referir ao crescimento de células em um órgão.

Os principais responsáveis pelo crescimento excessivo das gengivas sobre os dentes são: 

  • Medicações;
  • Inflamações gengivais;
  • Higiene oral insuficiente em pacientes que usam aparelho ortodôntico;
  • Genética.

Como a gengiva recobre os dentes, se tem uma falsa impressão de que o paciente possui um sorriso gengival. Por isso, existem alguns procedimentos cirúrgicos que podem ajudar na correção do sorriso gengival.

Hiperatividade do lábio superior

A exposição do sorriso gengival, e sua amplitude, dependem da atividade muscular dos lábios. Neste caso, os músculos responsáveis por abrir e fechar os lábios possuem movimentos maiores que o normal.

O resultado dessa atividade muscular anormal é a maior exposição da gengiva ao falar,  sorrir e mastigar, o que é um incômodo típico de pacientes que buscam a correção de sorriso gengival.

Crescimento ósseo excessivo da maxila

correção de sorriso gengival

Esta é a causa mais comum do sorriso gengival, porque a altura do osso maxilar superior é anormal, comparada a outros perfis. Neste caso, somente exames de alta precisão poderão avaliar a quantidade de ossos sob as gengivas.

Muitos pacientes que possuem esse perfil optam pela remoção de osso e gengiva, para redesenhar os zênites gengivais. Em casos mais simples, é feita a correção de sorriso gengival apenas com o remodelamento da gengiva, para harmonização do sorriso. 

Lábio superior curto

A segunda causa mais comum de sorriso gengival é quando o paciente apresenta um lábio superior mais curto e fino, ou retraído. Neste caso, o selamento dos lábios é insuficiente, expondo a gengiva com muita facilidade.

O que pode se tornar uma das principais causas de sujeira na gengiva e, consequentemente, trazer problemas dentofaciais devido à exposição mais exagerada ao meio ambiente.

Quais problemas estão relacionados ao sorriso gengival?

Apesar da questão estética ser o maior motivo de incômodo entre os pacientes que apresentam o sorriso gengival, esta não é a única consequência que este problema pode trazer.

Quando há uma exposição anormal e excessiva da gengiva, há o ressecamento local. E isso expõe a cavidade bucal a muitos problemas, como infecções e inflamações. 

A gengivite, por exemplo, é causada pelo ressecamento gengival, permitindo a proliferação de placas bacterianas. Além disso, doenças aparentemente menos graves podem servir de porta de entrada para problemas mais graves no futuro, se não forem tratadas.

Esse motivo por si só já pode causar uma espécie de desconforto em pessoas que apresentam esse e outros quadros mais elevados de sorriso gengival. Portanto, é bastante recomendável a busca da correção de sorriso gengival.

Como corrigir o sorriso gengival?

Agora que você já sabe que o sorriso gengival é uma desordem anatômica que acaba afetando a autoestima do paciente, além de deixá-lo sujeito a outros problemas que afetam a sua saúde bucal, é muito importante que você procure um bom tratamento.

O sorriso é considerado um “cartão de visita” em muitas culturas, por isso é importante que as pessoas se sintam confortáveis com seu próprio sorriso. Por isso, se você possui esse problema, recomendo que busque a correção de sorriso gengival o quanto antes.

Os resultados alcançados são incríveis e o nível de satisfação dos clientes é muito positivo, garanto. Abaixo, listei os procedimentos mais utilizados para a correção do sorriso gengival. Confira!

3 maneiras possíveis de corrigir o sorriso gengival

Gengivoplastia

Em casos de hipertrofia gengival, este procedimento é o mais indicado para a correção de sorriso gengival, porque se trata de uma cirurgia plástica cuja finalidade é apenas estética.

Este procedimento, que dura de 30 minutos a 01 hora, se trata da retirada do excesso de gengiva, reconstruindo o contorno gengival ao redor dos dentes. Ou seja, trata-se apenas de uma remodelação gengival.

Contudo, essa pode não ser a solução definitiva em casos mais graves e que podem apresentar outras maloclusões ou assimetrias faciais no paciente, sendo necessária outra intervenção futura para corrigir definitivamente o problema.

Gengivectomia

Esse procedimento se trata da remoção do excesso do tecido gengival, ao redor dos dentes, com a ajuda de um bisturi e é auxiliado por anestesia local. Apesar disso, não é um procedimento doloroso, tampouco deixa marcas ou cicatrizes na região operada.

Quando o paciente opta por essa técnica de correção de sorriso gengival, precisa ter certos cuidados no pós-operatório. A paciência e os cuidados com a higiene são fundamentais nesse processo!

O paciente deve usar antisséptico bucal e um cotonete, aplicando uma leve pressão nas gengivas, enquanto elas se estabelecem. Porém, em casos mais graves essa também não é a melhor, nem definitiva, solução para o problema como um todo.

Cirurgia Ortognática

Por fim, a cirurgia ortognática é um terceiro procedimento para a correção de sorriso gengival. É um procedimento bastante procurado, porque oferece uma solução mais completa para os pacientes, corrigindo irregularidades da formação dental e óssea do paciente.

Em muitos casos, é recomendado o uso de aparelho ortodôntico para o reposicionamento dos dentes e, em seguida, é feita a cirurgia de correção de sorriso gengival. 

A intervenção cirúrgica é feita mediante anestesia geral e por dentro da boca. O cirurgião, especialista em cirurgia ortognática, reposiciona os maxilares, cortando e fixando eles com estruturas de titânio (placas e parafusos).

Melhor solução para o sorriso gengival

O principal tratamento para correção de sorriso gengival, é a cirurgia ortognática. Este procedimento é o mais recomendado para corrigir anomalias dentofaciais e ósseas, porque é feita com alta precisão e o objetivo é ser uma solução definitiva.

Tecnicamente falando, esse é o único procedimento que oferece uma solução mais completa e definitiva para a correção de sorriso gengival, porque reposiciona os maxilares em relação à base craniana. Dessa forma, o resultado estético é obtido, além do encaixe correto da mordida.

A utilização de aparelho ortodôntico pode ser recomendada como preparação para a cirurgia ortognática. Seu objetivo é preparar a arcada dentária, provocando o alinhamento dos dentes, para a intervenção cirúrgica.

Durante este procedimento cirúrgico há o reposicionamento da maxila ou mandíbula, com miniplacas e parafusos de titânio (ou outro material biocompatível) que garantem a eficiência deste procedimento cirúrgico e uma rápida recuperação do paciente.

Portanto, se você deseja solucionar definitivamente o sorriso gengival através de uma cirurgia ortognática de alta precisão, que vai melhorar completamente o seu sorriso, rosto e, emocionalmente, a sua autoestima, clique no botão abaixo e agende uma consulta comigo!

Gostou? Deixe um comentário!

Compartilhe

SOBRE O AUTOR

Dr. Ícaro Guilherme

Sou Icaro Guilherme, cirurgião bucomaxilofacial especialista pela Universidade de São Paulo (USP – SP). Realizei residência na área pelo Hospital Universitário da USP durante 3 anos e em quase 9 mil horas tive a oportunidade de aprender com grandes nomes da cirurgia nacional e internacional.

Receba conteúdos exclusivos

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Contatos

Redes Sociais