Search
Close this search box.

+70 Dúvidas Frequentes Sobre Cirurgia Ortognática

Já imaginou encontrar todas as respostas para suas dúvidas sobre cirurgia ortognática, em só lugar?

E eu não estou falando do Google.

Esse lugar é esta página. Aqui você vai encontrar respostas claras, corretas e de fácil compreensão, que até mesmo seu vizinho de 5 anos de idade vai entender.

Baseado nas 154 perguntas mais frequentes que recebi na clínica, nas redes sociais e nos comentários das postagens do blog, criei esse artigo que é uma verdadeira enciclopédia da cirurgia ortognática.

Das mais simples dúvidas como o que é a cirurgia ortognática até a maior de todas que é quanto tempo dura a parestesia pós-operatória.

Além disso, esse conteúdo é editado frequentemente para adicionar novas dúvidas e melhorar as respostas que já estão disponíveis.

Você vai perceber que as respostas são curtas, porque o objetivo é responder de forma objetiva.

Mas caso você queira informações mais detalhadas, eu recomendo fortemente que você conheça esse outro artigo que escrevi sobre cirurgia ortognática para leigos [um guia completo].

Além disso, antes de começar a leitura eu vou te propor um acordo.

Se você ler todo esse artigo e não encontrar a resposta para sua dúvida, no final desse artigo tem uma caixa de comentário, é só você deixar sua dúvida lá que com toda certeza vou te responder.

Dessa forma você encontra a resposta que precisa e ainda ajuda outras pessoas que tenham a mesma dúvida.

Combinado?

Então vamos lá!

O que é cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que tem o objetivo de corrigir o mal posicionamento dos maxilares e da mordida, alterações essas chamadas de deformidades dentofaciais. Através dela é obtido o encaixe correto dos dentes e a melhora da estética facial.

Quais as indicações da cirurgia ortognática?

A ortognática é indicada para um conjunto de alterações chamadas de deformidades dentofaciais, nos quais os maxilares estão em um posicionamento inadequado, como por exemplo, nos casos de retrognatismo, prognatismo, assimetria facial e sorriso gengival.

A cirurgia ortognática é indicada para apneia do sono?

Sim, a cirurgia ortognática é um dos possíveis tratamentos para a apneia do sono, quando o problema está associado a diminuição da via aérea na parte superior, devido ao retroposicionamento mandibular. Dessa forma é possível melhorar a respiração com o avanço mandibular ou maxilomandibular.

A ortognática é só estética?

Não, a ortognática é um procedimento estético-funcional. Portanto, além da melhora estética a correção da mordida e melhora da respiração por exemplo, são alguns dos benefícios funcionais.

Quais os benefícios da cirurgia ortognática?

Os benefícios da cirurgia ortognática são variados. Mas podemos citar genericamente, os benefícios: funcionais (mordida correta, melhora da respiração e melhor mastigação); estéticos (harmonia facial, posicionamento correto do queixo, projeção do nariz e o sorriso); e psicológicos (auto-estima).

Quem realiza a cirurgia ortognática?

A ortognática é realizada pelo cirurgião bucomaxilofacial. Profissional com formação acadêmica em odontologia, que realizou residência hospitalar por 3 anos de dedicação exclusiva e mais de 8500h de prática cirúrgia em ortognática e outros procedimentos cirúrgicos na face.

Como é feita a cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática é feita por dentro da boca, onde são realizados os cortes ósseos na maxila e mandíbula (dependendo do planejamento cirúrgico), esses ossos são então colocados na posição planejada e em seguida fixados com placas e parafusos de titânio.

Quanto tempo dura a cirurgia?

O tempo cirúrgico é variável, pois depende de alguns fatores, como: regiões que serão operadas, movimentos a serem realizados, habilidade do cirurgião e entrosamento da equipe cirúrgica. Mas de maneira geral dura entre 2-5h de procedimento.

Vou ficar com cicatriz no rosto?

Depende, em alguns casos é necessário realizar dois pequenos cortes de aproximadamente 0,5 cm para passar um instrumento chamado trocarte que auxilia durante o processo de fixação. Entretanto, esse pequeno corte localizado geralmente abaixo da mandíbula, após 1 mês de cirurgia fica imperceptível.

Quanto tempo de recuperação após a cirurgia ortognática?

O tempo de recuperação para retornar as atividades de trabalho é em torno de 20-30 dias, dependendo do tipo do ramo de atividade.

Quais os tipos de cirurgia ortognática?

Esse termo é geralmente usado para se referir aos tipos de deformidades dentofaciais, que vamos comentar em seguida, como: retrognatismo, prognatismo, assimetria facial, classe I, classe II, classe III, sorriso gengival, face longa, face curta, entre outros.

tipos de cirurgia ortognática

Quais as classificações da cirurgia ortognática?

Os tipos de cirurgia ortognática comumente citado pelos pacientes, se referem a classificação das deformidades dentofaciais, que podem ser classificadas pela mordida (classe I, classe II, classe III, mordida aberta, mordida cruzada), pelo crescimento ósseo (retrognatismo, prognatismo, sorriso gengival, assimetria facial) ou ainda pelo tipo facial (tipo I, tipo II, tipo III, face longa e face curta).

O que é mordida de classe I?

A mordida em classe I é o objetivo da cirurgia ortognática e compreende a mordida ideal, em que os dentes se encaixam corretamente, com os superiores cobrindo levemente os inferiores.

O que é mordida de classe II?

Mordida de classe II é comumente caracterizada pelos dentes inferiores mais para trás, em relação aos superiores. Quando a mandíbula se desenvolveu muito menos que a maxila, é notável o queixo bem para trás, dando ao contorno da face um aspecto convexo.

O que é mordida de classe III?

A mordida em classe III é o oposto da classe II, portanto nesse caso os dentes inferiores estão a frente dos dentes superiores. O rosto quando visto lateralmente apresenta com frequência o queixo proeminente, bem mais para frente que o normal.

O que é mordida cruzada?

Mordida cruzada se refere a alteração no encaixe dos dentes, quando os superiores estão para “dentro” em relação aos inferiores. A mordida em classe III é um exemplo de mordida cruzada anterior. Mas isso pode acontecer também nos dentes posteriores, sendo, portanto, chamada de mordida cruzada posterior.

O que é mordida aberta?

A mordida aberta ocorre geralmente nos dentes da frente e na maioria das vezes acontece naquelas pessoas que quando eram crianças tinham algum hábito, como o de chupar o dedo, por exemplo. Nesse caso é observado os dentes superiores bem inclinados para frente, podendo também apresentar diastemas (espaços entre os dentes).

Como é a mordida correta?

A mordida correta é semelhante a uma caixa de sapatos. Se você imaginar que seus dentes superiores são a tampa e os dente inferiores a caixa, o encaixe é parecido, com os superiores cobrindo levemente os inferiores.

O que é retrognatismo?

O retrognatismo é uma alteração na formação dos maxilares, caracterizado por deficiência na formação óssea, dessa forma, o osso afetado está posicionado mais para trás. Diferentemente do que é apresentado na maioria dos sites, o retrognatismo pode afetar tanto a mandíbula quanto a maxila.

O que é prognatismo?

O prognatismo também é uma alteração na formação óssea, só que diferentemente do retrognatismo, ele é caracterizado pelo excesso de crescimento, tornando o osso afetado mais projetado. Assim como no retrognatismo, pode acontecer na maxila ou na mandíbula.

O que é prognatismo mandibular?

Prognatismo mandibular é a alteração na formação óssea que faz com que o osso da mandíbula cresça além do ideal, fazendo com que ele seja mais proeminente que a maxila. Uma característica notável é o queixo bem proeminente, que da ao perfil um aspecto côncavo.

O que é retrognatismo mandibular?

Retrognatismo mandibular se refere a uma condição em que o osso da mandíbula não se desenvolveu adequadamente em comparação com os demais ossos da face. Quando o rosto é visto de lado é notável o queixo posicionado mais para trás, dando ao perfil um aspecto convexo.

O que é perfil facial tipo I?

O perfil facial tipo I é a classificação dada ao contorno ideal, ou seja, o mais harmônico dentro dos padrões de beleza. Portanto, é este o objetivo de perfil facial desejado quando se realiza a cirurgia ortognática.

O que é perfil facial tipo II?

No perfil facial tipo II a característica mais comum é o contorno convexo, dado pelo queico posicionado mais para trás. Portanto, esses casos são acompanhados de retrognatismo mandibular.

O que é perfil facial tipo III?

O perfil facil tipo III é aquele em que é notável o excesso de queixo, sendo, portanto, os casos de prognatismo mandibular. Quando olhado lateralmente o contorno facial adquire um perfil côncavo.

O que é sorriso gengival?

O sorriso gengival é uma condição em que ao sorrir o indivíduo expõe além dos dentes uma faixa extensa de gengiva nos dentes superiores. Há várias causas para essa alteração, por isso é fundamental o diagnístico correto para se instituir o tratamento adequado.

Quais as causas do sorriso gengival?

Podemos dividir as causas do sorriso gengival em três principais: excesso de crescimento ósseo da maxila no sentido vertical; hiperfunção da musculatura do lábio superior; dentes superiores recobertos por mais gengiva do que o ideal, alteração esta chamada de erupção passiva alterada.

Como corrigir o sorriso gengival?

Há diversos tratamentos para correção do sorriso gengival, variando de acordo com a causa. Mas de maneira geral, podemos citar: tratamento com botox (toxina botulínica); gengivoplastia; ressecção do músculo levantador do lábio superior; cirurgia para reposicionamento do lábio; cirurgia ortognática.

O que é assimetria facial?

A assimetria facial é caracterizada pelo descompasso no crescimento da face, ou seja, um lado cresceu mais do que o outro. Quando ocorre nos maxilares, geralmente na mandíbula, é notável o desvio do queixo para um dos lados. Normalmente essa alteração é chamada vulgarmente de “queixo torto”.

A ortognática corrige a assimetria do rosto?

Sim, a ortognática corrige a assimetria facial quando essa está relacionada ao crescimento desordenado dos maxilares. Contudo, é importante identificar a causa da assimetria para se evitar múltiplas cirurgias.

Como diminuir o queixo?

O queixo pode ser diminuido por meio de uma cirurgia chamada mentoplastia, na qual é realizado cortes no osso, removido o excesso e fixado na posição com placas e parafusos. Todo procedimento é realizado por dentro da boca.

Como aumentar o queixo?

Para aumentar o queixo há algumas alternativas, com resultados permanentes (como por exemplo, a mentoplastia ou prótese de mento) ou resultados temporários (como por exemplo, o preenchimento com ácido hialurônico).

Preciso usar aparelho antes da ortognática?

Via de regra o uso do aparelho é necessário e desejável, pois previamente a ortognática é necessário a descompensação ortodôntica, para que dessa forma seja alcançado resultados mais previsíveis e estáveis. Contudo, há uma situação chamada de beneficío antecipado em que não é necessário o uso de aparelho previamente a cirurgia, mas não é indicada para todos os casos.

O que é decompensação ortodôntica para cirurgia ortognática?

A descompensação ortodôntica é o tratamento realizado previamente a cirurgia ortognática para que os dentes sejam alinhados da melhor forma possível em relação a mandíbula e maxila, para que a mordida ideal seja obtida durante a cirurgia.

Preciso usar aparelho depois da cirurgia ortognática?

Após a cirurgia ortognática o uso do aparelho é necessário para que se possa refinar o resultado conseguido com a cirurgia, dessa forma deixando os dentes alinhados e encaixados da melhor forma possível.

Quanto tempo preciso usar aparelho antes e depois da ortognática?

O uso do aparelho ortodôntico antes e depois da ortognática depende do profissional que está realizando o tratamento e da cooperação do paciente em comparecer em todas as consultas agendadas. Em condições normais, geralmente o uso do aparelho antes da ortognática dura em torno de 6 meses 1,5 ano e depois da cirurgia em torno de 1 ano.

O que é cirurgia de benefício antecipado?

A cirurgia de benefício antecipado é um método em que a ortognática é realizada sem a fase de descompensação ortodôntica. Dessa forma a pessoa não necessita realizar o tratamento ortodôntico previamente, mas terá que utilizar na maioria das vezes após a cirurgia. Há indicações bem restritas para se realizar a cirurgia ortognática nessas condições.

É necessário anestesia geral para realizar a ortognática?

Sim, a cirurgia ortognática é um procedimento realizado em ambiente hospitalar, dentro do centro cirúrgico e necessita de anestesia geral para a realização.

Da pra fazer a rinoplastia junto com a cirurgia ortognática?

É possível sim, mas não é aconselhável, já que quando a cirurgia ortognática é realizada na maxila possui o potencial de alterar o posicionamento e formato do nariz. Nestas condições é difícil obter referências precisas para se realizar a rinoplastia, o que pode aumentar a chance de resultados indesejados.

O que é mentoplastia?

A mentoplastia é uma técnica cirúrgica usada para correção do posicionamento do queixo. Pelo acesso que é realizado por dentro da boca, o osso é cortado na região do queixo, reposicionado adequadamente e estabilizado na posição planejada com placas e parafusos de titânio.

Quais as indicações da mentoplastia?

As indicações da mentoplastia são: aumento do queixo, diminuição do queixo, correção de assimetrias, afinamento ou alargamento do queixo. É uma técnica muito versátil e que resulta em ótimos resultados quando bem indicada.

Como é feita a mentoplastia?

A mentoplastia é realizada por dentro da boca, por um acesso no lábio inferior. Dessa forma é realizado o corte na região do queixo, o osso é reposicionado e fixado na posição ideal com placas e parafusos de titânio.

As dores na face vão desaparecer depois da cirurgia ortognática?

Não é possível afirmar que as dores na face vão melhorar após a cirurgia ortognática. Já que os estudos científicos demonstram três possibilidades, muito variáveis: melhora, piora ou continuar da mesma forma. Então pode acontecer de “tudo”.

Os estalos na mandíbula vão acabar depois da ortognática?

Os desarranjos internos da ATM, como os estalos na mandíbula, não são tratados por meio da cirurgia ortognática, portanto, não é possível afimar que irão desaparecer após a ortognática.

O plano de saúde cobre a cirurgia ortognática?

Sim, todos os planos de saúde com cobertura hospitalar devem cobrir a cirurgia ortognática segundo a Resolução Normativa da ANVISA Nº 428, de 7 de Novembro de 2017.

Quanto tempo o plano de sáude leva para autorizar a cirurgia?

O plano de saúde tem até 21 dias úteis para autorizar a cirurgia ortognática, já que ela se enquadra como procedimento eletivo, de acordo com a Resolução Normativa da ANS Nº 259, de 17 de junho de 2011.

Quando eu passar na porta do banco vai apitar?

Essa é uma dúvida frequente, mas a resposta é não. Não vai apitar quando você passar na porta do banco após realizar a cirurgia ortognática. Mesmo sendo o titânio um metal, não é o suficiente para ativar o dispositivo detector.

O que realizar: preenchimento facial ou cirurgia ortognática?

Vai depender do seu objetivo. Nos casos em que há clara indicação para cirurgia ortognática, o tratamento que resulta em melhores resultados estéticos, funcionais e estáveis é a cirurgia. Contudo, se o objetivo é um resultado temporário ou a modificação de áreas na face que a ortognática não vai alterar, o caminho pode ser o preechimento com ácido hialurônico.

Quais os benefícios do planejamento cirúrgico virtual da ortognática?

Dentre os vários benefícios do planejamento virtual da cirurgia ortognática, podemos destacar: maior previsibilidade de resultados, menor tempo cirúrgico e a possibilidade de prever o resultado antes da cirurgia.

Eu consigo ver como vai ficar o resultado da cirurgia antes de operar?

Sim, é possível por meio do planejamento virtual da cirurgia ortognática obter uma prévia do resultado antes mesmo de operar. Mas ressalto que é apenas a simulação do resultado aproximado.

Uso implantes dentários. Posso fazer a ortognática?

Sim, não há contra-indicações desde que os implantes estejam estáveis, com boa saúde gengival e as próteses em bom estado.

Precisa operar a maxila e a mandíbula em todos os casos?

Não, o que vai definir qual região será operada é o planejamento cirúrgico. Portanto, há casos em que é possível sim operar apenas a maxila ou a mandíbula, desde que um deles esteja bem posicionado ou o paciente compreenda os riscos e benefícios de operar apenas um dos ossos.

Da pra corrigir o retrognatismo mandibular de outra forma que não realizando a ortognática?

O retrognatismo mandibular quando afeta apenas a região do queixo e não tem alterações na mordida, é passível de correção com procedimentos isolados na região mentoniana (queixo). Dentre as alternativas de tratamento, temos: mentoplastia, prótese de mento ou preenchimento com ácido hialurônico.

O que levar para o hospital no dia da cirurgia ortognática?

Muitos pacientes acabam levando para o hospital uma mala cheia de itens, como se estivessem viajando de férias (risos), o que não é necessário. Basta imaginar que o período que ficará no hospital vai se restringir de 1-3 dias. Além de ser proibida a entrada de alguns itens no hospital.

Portanto, leve itens de higiene pessoal (escova de dentes, creme dental, enxaguante bucal, sabonete, havaianas ou sandália, bepantol ou algo semelhante para hidratar os lábios e roupas de acordo com orientações do cirurgião/hospital).

Quais as complicações da cirurgia ortognática?

Complicações da cirurgia ortognática não são frequentes, mas dentre as que podem acontecer, as mais comuns são: ferimentos nos lábios, gengivas e dentes; parestesia (perda de sensibilidade) do lábio inferior e queixo; fraturas indesejadas.

Qual a chance de ter parestesia na cirurgia ortognática?

A parestesia na cirurgia ortognática é tema de muitos debates. Mas o fato é que 100% das pessoas terminam a ortognática com perda de sensibilidade em boa parte do rosto, que já é esperado. Ao longo de 6-12 meses os nervos afetados vão retornando à função normal.

Contudo, algo em torno de 20% das pessoas ficam com perda de sensibilidade permanente em alguma região do lábio inferior/queixo. Já no lábio superior praticamente 100% retornam a sensibilidade normal.

Depois de 1 ano de cirurgia é pouco provável que haja alguma melhora na sensibilidade.

O que comer no pós-operatório da cirurgia ortognática?

A dieta no pós-operatório da cirurgia ortognática deve se restringir a alimentos líquidos/pastosos nos primeiros 10-15 dias, sendo gradativamente retornado a consistência normal até os 4 meses pós-cirúrgico.

Quanto tempo de recuperação após a cirurgia ortognática?

O tempo de recuperação após a cirurgia ortognática é variável em cada pessoa, já que até cirurgias semelhantes são encaradas de forma distinta por diferentes pacientes. Contudo, após o 1º mês pós-operatório é possível retornar progressivamente para a maioria das atividades, inclusive o trabalho.

Vai doer no pós-operatório da ortognática?

A dor no pós-operatório da ortognática não costuma ser uma queixa frequente, justamente pelo fato de aproximadamente 100% dos pacientes terminarem a cirurgia com parestesia. Além disso, medicações analgésicas são prescritas para promover maior conforto no pós-operatório.

Quanto tempo dura o inchaço da cirurgia ortognática?

O inchaço da cirurgia ortognática pode levar em torno de 6 meses para regredir totalmente. Contudo, nos 30 primeiros dias, aproximadamente 80% do inchaço já regride.

Por que as pessoas ficam com a pele roxa depois da ortognática?

A pele roxa após a cirurgia ortognática é devido ao hematoma, que basicamente é o acúmulo de sangue dentro dos tecidos que foram cortados. Mas sem pânico, essa é uma alteração que acontece frequentemente e tende a regredir em até 20 dias. Contudo, é importante ressaltar a necessidade de aplicação do protetor solar, para evitar manchas na pele.

Quanto tempo preciso ficar afastado do trabalho após a cirurgia ortognática?

O afastamento do trabalho é relativo, já que diferentes profissões requerem mais ou menos da força física de cada pessoa. Portanto, aqueles trabalhos que requerem mais esforço intelectual (como por exemplo, TI de uma empresa) do que físico (por exemplo, personal trainer), tendem a retornar mais rapidamente.

Quantos dias de atestado para cirurgia ortognática?

A quantidade de dias de atestado vai depender das condições pós-operatórias do paciente. Via de regra, enquanto o mesmo não se sentir apto ao retorno das atividades é possível deixá-lo afastado. Entretanto, a maioria das pessoas retornam as atividades após 20-30 dias pós ortognática.

Preciso fazer fisioterapia após a cirurgia ortognática?

A fisioterapia é um importante aliado no processo de reabilitação pós cirurgia ortognática, fazendo com que o paciente retome a amplitude de abertura bucal mais rapidamente, por exemplo. Entretanto, não é obrigatório a contratação do fisioterapeuta, ficando a cargo do cirurgião e do próprio paciente a definição dessa necessidade.

É necessário fazer sessões de fonoaudiologia após a ortognática?

A fonoaudilogia pós-operatória da cirurgia ortognática tem indicações muito precisas, principalmente naqueles casos em que o paciente demonstra dificuldade de pronuncia de algumas palavras após a cirurgia.

O que posso fazer no pós-operatório da ortognática?

É necessário ter consciência de que foi realizado uma cirurgia e há necessidade de tempo para o corpo se recuperar. Portanto, prefira atividades como ler livros, assistir séries, brincar com jogos de tabuleiro (por exemplo, xadrez), andar em lugares tranquilos…

Ou seja, não precisa ficar deitado durante 30 dias em uma cama, mas não pode exagerar.

O que não posso fazer no pós-operatório da ortognática?

É importante evitar atividades que podem expôr ao risco de quedas ou impactos involuntários no rosto, como por exemplo: correr, andar de bicicleta, praticar lutas, malhar com pesos na academia…

O retorno deve ser progressivo após o primeiro mês, sempre tendo em mente que a cicatrização óssea completa ocorre por volta de 6 meses pós-operatórios.

Vou precisar tomar remédio no pós-operatório?

Sim, as medicações variam muito de acordo com a preferência de cada cirurgião, mas normalmente são prescritos: antibiótico, antinflamatório, analgésico, anti-hemético (para nauséas) e soro fisiológico 0,9% para higienização do nariz.

Preciso de alguém para cuidar de mim no pós-operatório?

Sim, o cuidado pós-operatório principalmente nos primeiros 10 dias é importante o cuidado de alguém para ajudar nas atividades do dia a dia, bem como cuidar da alimentação.

Quantos quilos eu vou emagrecer no pós-operatório?

Essa perda de peso acontece com frequência e depende da alimentação durante o período pós-operatório. É possível que ocorra uma perda de até 10kg. Mais do que isso deve ser investigada a causa.

Com quanto tempo volto a me alimentar normal?

Por volta de 4-6 meses já é esperado que seja possível consumir alimentos como previamente a cirurgia.

É necessário tomar sangue por causa da cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática é um procedimento considerado de baixa perda sanguínea, portanto, não é esperado que um paciente precise ser transfundido com bolsas de sangue por conta da cirurgia.

Concluindo…

E então, gostou? Sei que é um conteúdo extenso, mas o objetivo é justamente ter um conteúdo completo.

Como combinado no começo do artigo, o que você acha de colaborar com esse conteúdo deixando sua opinião ou sua dúvida?

Aqui não tem dúvidas sem respostas (risos).

Aguardo seu comentário.

Até mais,

Gostou? Deixe um comentário!

Compartilhe

SOBRE O AUTOR

Dr. Ícaro Guilherme

Sou Icaro Guilherme, cirurgião bucomaxilofacial especialista pela Universidade de São Paulo (USP – SP). Realizei residência na área pelo Hospital Universitário da USP durante 3 anos e em quase 9 mil horas tive a oportunidade de aprender com grandes nomes da cirurgia nacional e internacional.

Receba conteúdos exclusivos

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Contatos

Redes Sociais