Close this search box.

Queixo torto: causas e como corrigir [Cirurgia Ortognática]

maxilar torto queixo torto o que fazer

Um queixo torto é causado pelo desalinhamento do osso maxilar superior (maxila) com o osso maxilar inferior (mandíbula).

Essa condição tem alguns níveis de gravidade e, nos casos mais críticos, resulta em um rosto assimétrico, com dores nas têmporas, estalos ao abrir e fechar a boca, zumbidos no ouvido e outros problemas, como de mastigação.

Para te ajudar a entender como solucionar problemas de queixo torto e o que pode causá-lo, separei esse artigo completo.

Siga a leitura!

O que é um queixo torto?

O queixo torto também pode ser chamado de queixo desalinhado, deformado ou assimétrico.

Em todos os casos, se trata de uma condição em que essa parte do corpo não está em sincronia com a linha média do rosto de uma pessoa.

É comum que o queixo torto cause dores, dificuldades ao falar e mastigar, além de insegurança na aparência do paciente.

O que causa queixo torto?

O queixo torto nem sempre é um problema realmente no queixo. É comum que a sua causa esteja relacionada a alguma adversidade na mandíbula.

Para você entender melhor as causas do queixo torto e como elas podem estar ligadas à mandíbula, separei abaixo alguns exemplos das causas mais comuns desta condição.

– Trauma ou mandíbula quebrada

Muitas vezes um queixo pode ficar torto por conta de um acidente, uma queda, uma agressão ou lesão relacionada ao esporte.

Todos esses pontos nós chamamos de traumas e podem resultar em uma mandíbula quebrada, fraturada ou deslocada.

Nos casos de fraturas leves, a cura pode ocorrer naturalmente, sem intervenções.

Mas grandes casos exigem cirurgias para que a mandíbula se cure da melhor maneira e, como consequência, o queixo não fique mais torto.

– Disfunção da ATM

A Articulação Temporomandibular (ATM) é o que liga o nosso maxilar ao crânio. Ela é a responsável pelo nosso movimento de abrir e fechar a boca.

Logo, a disfunção da ATM é qualquer problema que atrapalhe o seu funcionamento correto.

Quando o paciente apresenta um queixo torto, é comum que a causa seja a disfunção da ATM, pois ela apresenta alguns sintomas dessa condição, como:

• dores nos dentes;
  • dores na mandíbula;
  • dores no ombro e pescoço;
  • dificuldade de abrir e fechar a boca;
  • bloqueio da mandíbula quando ela abre ou fecha;
  • zumbidos no ouvido;
  • estalos ao mastigar e mover a boca;
  • edema facial;
  • desalinhamento da mandíbula superior e inferior.

– Defeitos de nascença

O queixo torto também pode vir de um problema de nascença do paciente em sua mandíbula.

Esses quadros são considerados mandíbulas naturalmente tortas ou mandíbulas naturalmente defeituosas.

– Desalinhamento dos dentes

O desalinhamento dos dentes também pode ser uma causa do queixo torto.

Quando isso ocorre, os dentes superiores e inferiores se desalinham e não permitem que a sua mandíbula se mantenha na posição correta, afetando diretamente o queixo.

Alguns fatores que contribuem para os dentes desalinhados são:

• torção do dente;
  • chupar o polegar ou chupar a chupeta;
  • perda dentária;
  • dentes extras na boca;
  • dentes malformados;
  • aparelhos dentários mal ajustados;
  • desalinhamento dos maxilares depois de um trauma ou acidente;
  • desenvolvimento de tumor na mandíbula.

Essa correção dos dentes desalinhados, em um primeiro momento, pode ser feita com o uso de aparelhos odontológicos.

Consequências do queixo torto

Uma das principais consequências do queixo torto é o descontentamento estético do paciente, refletindo em problemas na autoestima.

Isso repercute diretamente na saúde emocional, causando baixa autoestima e outros riscos à saúde mental.

Uma pessoa insatisfeita com a sua aparência pode, por exemplo, se isolar do convívio social e entrar em depressão.

Ainda no fator estético, outra consequência do queixo torto é a desarmonia do rosto, tirando sua simetria e contornos que o deixam mais agradável visualmente.

As consequências se estendem também para problemas funcionais, como dificuldades na respiração, pois as vias respiratórias podem acabar obstruídas devido ao posicionamento errado do queixo.

Outro problema funcional comum deste caso é a dificuldade em se alimentar, pois a mastigação do paciente também fica comprometida devido ao desequilíbrio dos músculos da face.

E esse desequilíbrio também afeta a articulação da fala, pois os órgãos que permitem que a nossa comunicação seja clara acabam sendo atingidos, prejudicando a cavidade nasal e oral.

Como acontece o diagnóstico do queixo torto?

O queixo torto é uma característica que os pacientes costumam notar se olhando no espelho.

Entretanto, para medir o grau da deformidade, é preciso um diagnóstico profissional, feito por um cirurgião bucomaxilofacial.

Como cirurgião desta área, explico melhor como ocorre o diagnóstico dos pacientes com queixo torto.

Primeiro, é feita uma análise de antecedentes familiares com a condição e qual a predisposição genética do paciente.

Nessa etapa, ainda busco por traumas, síndromes e outras alterações que envolvem o queixo, a mandíbula e a maxila.

Para seguir com avaliação, eu solicito alguns exames visuais e táteis que analisam mordidas cruzadas, inclinações dos dentes e afins.

Para reforçar a análise da condição, posso pedir alguns exames comuns, como a tomografia computadorizada.

Todo esse diagnóstico minucioso é fundamental para que o paciente passe pelo melhor tipo de tratamento para o seu caso.

Por que é importante corrigir assimetria no queixo?

cirurgia maxilar torto

Corrigir a assimetria do queixo é importante para os músculos que compõem essa estrutura óssea.

Isso porque eles podem estar sendo prejudicados por conta dessa condição e atrapalhando em questões funcionais do paciente.

Uma destas questões funcionais pode ser a mastigação, afetada devido ao desequilíbrio na mandíbula e a mordida torta, atrapalhando a alimentação e digestão.

Os impactos negativos dessa assimetria no queixo também envolvem a má postura e descanso do rosto, o deixando tenso e levando a dores em diversas partes da face.

Por fim, é inegável que um rosto com queixo simétrico resulta em um rosto mais agradável visualmente, melhorando significativamente a aparência do paciente.

Como corrigir queixo torto? 4 tratamentos

Abaixo, confira quatro tratamentos comuns para os casos de queixo torto.

Tratamento ortodôntico

Nos casos mais leves de queixo torto, principalmente em pacientes jovens, o tratamento ortodôntico pode resolver a condição.

Aqui, pode-se usar os modelos móveis ou fixos para corrigir os problemas apresentados na mandíbula e maxila.

Caso essa correção não mostre bons resultados, o paciente segue para cirurgia ortognática.

Cirurgia ortognática

A maioria dos casos de queixo torto são tratados com a cirurgia ortognática.

Essa intervenção, feita por cirurgiões bucomaxilofacial, atua diretamente na correção dos maxilares e mandíbulas.

Na prática, a cirurgia ortognática corta os ossos da mandíbula ou maxila e os coloca na posição correta, com a ajuda de placas e parafusos de titânio.

O resultado da operação não deixa cicatrizes externas, pois todo o procedimento é feito dentro da boca.

Mentoplastia

A mentoplastia também tem o poder de corrigir problemas de queixo torto.

Com essa intervenção cirúrgica, o cirurgião faz uma incisão na parte inferior do queixo do paciente, exatamente no osso da mandíbula.

Depois, esse pedaço é posicionado no local correto em que deveria estar e fixado com placas e parafusos de titânio.

Ressalto apenas que esse procedimento vai além do mento, abrangendo também o mento, a mandíbula, o pescoço e o terço inferior do rosto.

Preenchimento facial

O preenchimento facial é uma intervenção temporária para tratar alguns casos de queixo torto.

Nessa modalidade, são aplicadas nas camadas mais profundas da pele algumas substâncias modeladoras e biocompatíveis, como ácido hialurônico.

Essas substâncias preenchem os sulcos faciais e dão volumes às áreas.

Mas lembre-se, o efeito do preenchimento facial é temporário e pode durar de 12 a 18 meses.

Qual profissional que corrige assimetria no queixo?

Como adiantei acima, a cirurgia ortognática é o tratamento mais comum para corrigir assimetrias no queixo.

E o profissional responsável por essa cirurgia é o cirurgião bucomaxilofacial.

Esse cirurgião é um especialista dentro da odontologia, então é comum que seu trabalho seja em conjunto com ortodontistas.

Isso porque nem sempre o aparelho dentário soluciona os casos de queixo torto, então o paciente é encaminhado para uma consulta com o cirurgião bucomaxilofacial.

A consulta com um de nós consiste no passo a passo que apresentei anteriormente, na etapa de diagnóstico do queixo torto.

Queixo torto: antes e depois

Abaixo, confira um exemplo de antes e depois do queixo torto.

queixo torto antes e depois

Recuperação no tratamento do queixo torto

Após passar pela cirurgia ortognática, a recuperação não permite que você coma qualquer coisa, pois a sua mastigação estará um pouco comprometida, limitando temporariamente sua capacidade de abrir a mandíbula.

Assim, sua dieta deve ter alimentos macios e fáceis de comer, além de serem ricos em proteínas e calorias, como carnes, sopas, ovos, laticínios e vegetais.

Após todas as alimentações, você também deve enxaguar bem a sua boca e escovar os dentes cuidadosamente.

Na recuperação, há uma fase de inchaço facial que pode causar alguns desconfortos nos primeiros momentos, mas eles diminuem conforme os dias passam.

Algumas complicações durante a recuperação são:

• inchaço;
  • dores moderadas;
  • dormência temporária nos lábios e queixo;
  • formigamento no queixo, nariz, lábios, bochechas ou língua;
  • dor na articulação da mandíbula (ATM);
  • movimento limitado na articulação da mandíbula (ATM).

Para que a recuperação seja mais rápida e fácil, o paciente deve:

• tomar os medicamentos para dor conforme as indicações;
  • descansar bastante;
  • relatar qualquer problema ao cirurgião;
  • seguir todas as indicações do processo pós-cirúrgico.

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, o queixo torto é causado por problemas na mandíbula, como traumas, disfunção da ATM e desalinhamento dos dentes.

Suas consequências são tanto estéticas quanto funcionais, podendo deixar o paciente com autoestima baixa e dificuldades na mastigação ou fala.

E para ter o seu diagnóstico e ser indicado ao melhor tratamento para queixo torto, é recomendado marcar uma consulta com um cirurgião bucomaxilofacial.

Nessa etapa, conte comigo para juntos entendermos seu caso e executar o procedimento correto para a sua condição!

Será um prazer te ajudar!

Gostou? Deixe um comentário!

SOBRE O AUTOR

Dr. Ícaro Guilherme

Sou Icaro Guilherme, cirurgião bucomaxilofacial especialista pela Universidade de São Paulo (USP – SP). Realizei residência na área pelo Hospital Universitário da USP durante 3 anos e em quase 9 mil horas tive a oportunidade de aprender com grandes nomes da cirurgia nacional e internacional.

Receba conteúdos exclusivos

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Contatos

Redes Sociais