Search
Close this search box.

Entenda o que é Mordida Torta: suas causas e principais sintomas

Sobre o que vamos falar hoje:

Existe uma série de maloclusões causadas por fatores genéticos ou adquiridos através de acidentes ou patologias, feito tumores ou câncer na maxila superior ou inferior. Dentre as maloclusões, está a mordida torta.

A mordida torta também pode ser a causa de alguns problemas de saúde relacionados ao emocional do paciente, como baixa autoestima, falta de confiança, alvo de chacota e bullying, que podem levar à ansiedade social.

Cuidar da saúde bucal deve ser prioridade desde a infância. Tal cuidado não só garante o bem estar do paciente, mas também uma melhor qualidade de vida. Porque além de prejudicar a aparência, a mordida torta prejudica também funções vitais.

Dentre as várias funções que posso listar, as mais comuns são dores nos dentes, dores na região mandibular, dificuldades para comer sem morder a língua ou a bochecha e, em casos mais graves, pode prejudicar a higiene bucal.

Portanto, se você quer saber o que pode fazer para corrigir esse problema, quais são as causas e os principais sintomas causados pela mordida torta, continue lendo este artigo até o final.

O que é a mordida torta?

mordida torta

A mordida torta é uma deformidade dentofacial que ocorre quando os dentes da arcada dentária, superior ou inferior, estão mais para um dos lados. Ou seja, é um desalinhamento entre os dentes, que pode ocorrer tanto para a esquerda quanto para a direita.

Esse problema ocorre quando a arcada dentária superior não se encontra corretamente com a arcada dentária inferior. 

Em uma mordida normal, os dentes da maxila ficam levemente sobrepostos em relação aos dentes da mandíbula inferior, como que cobrindo os dentes da parte debaixo da boca de uma pessoa, semelhante ao encaixe de uma caixa de sapatos.

Existem vários casos possíveis de mordida torta: 

  • Quando os dentes superiores não recobrem os inferiores; 
  • Quando os dentes de trás não se fecham corretamente; 
  • Quando o desalinhamento é de um lado da boca; 
  • Quando o desalinhamento é bilateral.

Esse desencontro pode causar uma espécie de sorriso torto no paciente, apresentando uma parte do queixo mais para um lado do que o restante do rosto. Isso pode ser bastante visível quando sorrimos de frente para alguém.

Dica: Se você ainda não sabe qual é a severidade do seu retrognatismo, eu posso te ajudar. Tudo o que você precisa fazer é agendar uma consulta comigo clicando aqui.

Quais são as principais causas da mordida torta?

Existem vários fatores que podem estar causando a mordida torta no paciente, e elas podem se encaixar em 3 categorias distintas: 1) Fator genético, 2) Fator adquirido e 3) Fator desconhecido.

As mais comuns e compreendidas, são as de fatores genéticos e adquiridos. Causas de fator desconhecido ainda são um tipo de mistério para a medicina oral e maxilofacial. Por isso é sempre bom consultar um médico e determinar quais são as reais causas do problema.

Fatores genéticos

Os fatores genéticos são o tipo mais comum de causa da mordida torta e ainda outras assimetrias faciais e maloclusões, feito a mordida cruzada e a mordida aberta e aberta anterior.

Fatores genéticos podem estar relacionados à herança genética da família, que propicia o desalinhamento da mandíbula interior com relação à maxila superior. Podem causar um grande pico de estresse e ansiedade em pacientes.

Pessoas que já nascem com uma predisposição para uma mordida torta devem ficar atentas desde cedo aos possíveis danos físicos e, principalmente, emocionais que a criança e o adolescente podem enfrentar.

Fatores adquiridos

Os fatores adquiridos se distinguem dos fatores genéticos porque são geralmente causados por acidentes envolvendo o rosto do paciente ou maus hábitos adquiridos desde a infância e que acompanham o paciente por toda a vida.

Dentre os principais fatores adquiridos da mordida torta, podemos listar:

  • A perda precoce de dentes de leite ou dentes permanentes; 
  • Ajuste inadequado de restaurações dentárias (por exemplo, obturações ou coroas); 
  • Gengivite (doença da gengiva); 
  • Pressão indevida sobre os dentes e gengivas, como pancadas e lesões em atividades esportivas; 
  • Desalinhamento da mandíbula após uma lesão; 
  • Tumores da boca ou mandíbula; 
  • Ou problemas comuns de saúde bucal em crianças, como chupar o dedo, empurrar a língua, uso de chupeta além dos três anos de idade ou uso prolongado de mamadeira.

Como as causas de fatores desconhecidos são, como a palavra diz, desconhecidos, não há como citar aqui quais podem ser as suas causas. Contudo, é muito importante que você procure um médico se sentir algum dos sintomas abaixo.

Dica: Para um diagnóstico mais preciso das causas e efeitos do retrognatismo mandibular na sua vida, agende uma consulta comigo clicando aqui.

Principais sintomas da mordida torta?

mordida torta

Além da mordida torta ser uma das principais causas daqui que comumente chamamos de sorriso torto, existem outros problemas que podem surgir se não tiver tratamento especializado e o devido acompanhamento.

Um grande desconforto é comum em quem apresenta esse problema, mas existem outros problemas que podem agravar ainda mais esse quadro de mordida torta. 

O primeiro deles é a assimetria do rosto e do sorriso, que causam também problemas na mastigação, fala e respiração, e também atrapalham a saúde mental de muitos jovens e adultos no convívio social.

Também é comum o aparecimento de cáries e doenças gengivais, por conta do posicionamento dos dentes, que dificultam a higienização correta e completa. Além disso, pode ocorrer também o desgaste excessivo dos dentes e gengiva.

Outro sintoma que pode surgir para quem possui a mordida torta são dores de cabeça, na mandíbula, no pescoço e ombros. Além destas, há dores nas articulações temporomandibulares (ATM), que é a região que liga os ossos da face ao crânio.

Além destes sintomas, ocorrem também ruídos nos ouvidos ao movimentar a boca. Por fim, a mordida torta pode provocar mordidas involuntárias na bochecha; desgaste nos dentes e gengiva; e bruxismo, que é o ato de ranger os dentes.

E o principal: a mordida torta prejudica a estética da pessoa que a possui, devido a assimetria facial que o paciente apresenta. Apesar dos sintomas funcionais que mencionei, problemas que alteram a autoestima do paciente costumam trazer um prejuízo considerável.

De qualquer forma, existem diversas soluções para este problema de desalinhamento dos dentes (ou má oclusão dentária). Quanto mais cedo for feito o diagnóstico pelo especialista, melhores e mais eficientes serão os resultados.

Qual a melhor solução para a mordida torta?

mordida torta

Existem várias soluções que são possíveis para o tratamento da mordida torta, conforme a gravidade e as características de cada paciente. O diagnóstico será dado após exames que avaliarão o quadro de cada paciente.

Há casos em que duas ou mais técnicas são aplicadas para obtenção de um resultado mais rápido e eficiente, especialmente em fases em que ocorre a formação óssea (infância e juventude).

Porém, nunca é tarde para se buscar um tratamento. Este tratamento costuma ser dividido em fases e, às vezes, requer a extração dos dentes de leite ou permanentes, a depender da idade do paciente que possui a mordida torta.

O tratamento mais comum para este caso de assimetria facial é a cirurgia ortognática, uma técnica cirúrgica que deve ser feita com alta precisão e pode solucionar esses e outros problemas.

Cirurgia Ortognática

Posso dizer para você, como especialista da área, que esse procedimento é mais comum para tratar adultos, uma vez que a formação óssea do paciente já está concluída. Neste caso, haverá uma cirurgia para reposicionar a arcada dentária, de forma definitiva.

Porém, a cirurgia pode acontecer em pacientes já a partir dos seus 17 anos. Mas o  tratamento adequado deve ser feito a partir de um diagnóstico após a consulta com o especialista bucomaxilofacial.

Então, se você deseja fazer uma consulta para saber se a cirurgia ortognática é a melhor solução para você, clique no botão abaixo e agende uma consulta comigo para que possamos tirar todas as suas dúvidas sobre a cirurgia.

Gostou? Deixe um comentário!

Compartilhe

SOBRE O AUTOR

Dr. Ícaro Guilherme

Sou Icaro Guilherme, cirurgião bucomaxilofacial especialista pela Universidade de São Paulo (USP – SP). Realizei residência na área pelo Hospital Universitário da USP durante 3 anos e em quase 9 mil horas tive a oportunidade de aprender com grandes nomes da cirurgia nacional e internacional.

Receba conteúdos exclusivos

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Contatos

Redes Sociais