Mentoplastia Antes e Depois: Principais Dúvidas [Com Fotos]

mentoplastia antes e depois

A mentoplastia é um procedimento cirúrgico realizado no queixo, e que tem como objetivo mudar sua posição e/ou formato. e, embora você deva saber o que é esse processo, você já viu o resultado de uma mentoplastia, antes e depois de sua realização?

Este post foi pensado para isso. Afinal de contas, por ser um procedimento cercado de dúvidas, decidi reservar um tópico exclusivo apenas para o assunto.

Além de apresentar exemplos da mentoplastia, antes e depois, vou comentar sobre as indicações e sanar outras dúvidas. 

Por exemplo: como a mentoplastia é realizada, quais são as alternativas de tratamento, o tempo de recuperação e apresentar, como já mencionei, exemplos antes e depois da mentoplastia. Confira!

O que é mentoplastia?

A mentoplastia é um procedimento cirúrgico com efeito estético, e cujo objetivo tende a ser a busca por mais harmonia facial.

Isso ocorre, normalmente, para ajustar o posicionamento do queixo e, assim, agregar efeitos estéticos e também funcionais à região. Quando vemos fotos antes e depois da mentoplastia, por exemplo, percebemos que a cirurgia pode aumentar ou reduzir a região, conforme a necessidade de cada paciente.

Para que serve a mentoplastia?

Você sabe qual é o médico que faz a mentoplastia? No geral, são os cirurgiões crânio-maxilo-faciais responsáveis pelo procedimento.

Mas podemos incluir uma lista extensa de especialidades médicas para isso, como:

  • cirurgiões plásticos;
  • otorrinolaringologistas;
  • cirurgiões de cabeça e pescoço;
  • dentistas buco-maxilo-faciais.

O motivo para isso é facilmente explicado: ao saber como é feita uma mentoplastia, você vai perceber que a região afetada no procedimento é específica.

Logo, demanda muito conhecimento técnico para garantir a segurança do paciente e a eficiência desejada no resultado final.

E esse resultado é variável, como destaquei antes. A mentoplastia é mais indicada para trazer mais harmonia facial, mas também é recomendada para quem apresenta problemas relacionados ao posicionamento do queixo.

Nesse sentido, o paciente deve passar por uma consulta criteriosa, na qual eu costumo observar fatores diversos. A forma e o contorno da mandíbula são dois exemplos, assim como a assimetria do queixo com o rosto do paciente.

São análises que permitem avaliar se o mento (parte inferior e média da face) possui algum tipo de deformidade. E, caso tenha, o tipo — por exemplo: retraído ou projetado. Tudo isso, para identificar a melhor abordagem e compor um resultado harmonioso.

Mentoplastia antes e depois

Para que você possa entender como funciona a mentoplastia — antes e depois, em cada paciente — na prática, eu reuni um bom exemplo.

Abaixo, vou destacar o resultado alcançado com o procedimento. Veja só!

mentoplastia antes e depois

Mentoplastia antes e depois: quais as principais mudanças?

Para entender o efeito da mentoplastia, antes e depois do procedimento, é necessário avaliar cada paciente. E, por meio da pré-avaliação médica, definir a estratégia ideal para cada pessoa.

O formato do rosto pode ser observado como uma mudança essencial, já que o queixo tem grande responsabilidade nessa construção. Tanto no aspecto funcional quanto estético.

Mas isso tudo é definido antes da cirurgia. Afinal de contas, cada caso é planejado de maneira individualizada. Por exemplo: em uma situação, pode ser necessária a remodelação do osso. Ou, até mesmo, utilizar próteses e também a combinação de procedimentos para atingir o efeito desejado.

Inclusive, abaixo eu vou destacar os procedimentos mais usados na mentoplastia:

Entre os procedimentos de mentoplastia, confira os mais utilizados:

  • ortognático, que é justamente a manipulação dos ossos do maxilar e da mandíbula;
  • Porex, que é um produto biocompatível para ser implantado na região do queixo;
  • próteses — de silicone, normalmente — que são aplicadas principalmente em casos de queixo retraído.

Mentoplastia antes e depois: vantagens de realizar a cirurgia

É inegável que, ao ver o antes e depois da mentoplastia, o visual estético se sobressai. E, pontuado pelo conhecimento especializado do cirurgião plástico, existe uma harmonia facial que afeta, positivamente, na autoestima e na confiança do paciente.

Além disso, o procedimento em si está cada vez mais seguro. Além das técnicas de sedação permitirem uma alta hospitalar imediata, em muitos casos, a cirurgia é relativamente simples.

Em média, ela tem duração de até 120 minutos. O desconforto é temporário e tende a ser mais presente nos primeiros dias, durante o pós-operatório.

Dessa maneira, o efeito que a mentoplastia, antes e depois, causa nos pacientes costuma ser enorme em comparação ao tempo do procedimento e a recuperação — que ainda vou falar, adiante.

Indicações da mentoplastia

As indicações da mentoplastia são para os diversos transtornos que acometem a região do queixo, quer seja na sua projeção, tamanho ou largura.

Dessa forma, ela pode ser indicada para os seguintes problemas:

  • queixo para frente: esse é o caso em que o queixo se apresenta proeminente, geralmente nos pacientes classe III.
  • queixo para trás: também chamado de queixo retraído, normalmente presente nos casos classe II.
  • queixo pequeno: deficiência do queixo pode estar na sua altura, largura ou em ambos.
  • queixo grande: excesso de crescimento em altura, largura ou em ambos.

Apesar de ser uma técnica cirúrgica para correção de alterações na região do queixo (região mentoniana), a mentoplastia na maioria das vezes é realizada em conjunto com a cirurgia ortognática para refinamento do resultado, já que as alterações no queixo (mento) normalmente estão associadas a deformidades dentofaciais.

Entretanto, a mentoplastia pode ser feita isoladamente para resolver casos leves, nos quais não há alteração da mordida.

Como é feita uma mentoplastia?

O procedimento é realizado no hospital, sob anestesia geral e totalmente por dentro da boca.

Dessa forma, por um acesso feito na parte interna do lábio inferior, o osso da mandíbula na região do queixo é cortado, colocado na posição planejada e fixado com placas e parafusos de titânio.

Em seguida, são realizados alguns pontos (sutura) para fechar o acesso cirúrgico e o paciente é encaminhado para o quarto, recebendo alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte, dependendo do caso.

Além disso, algumas técnicas podem ser aplicadas para alcançar o resultado proposto. Eu, particularmente, faço uso das seguintes:

  • avanço ou recuo ósseo, uma técnica realizada totalmente por dentro da boca, e na qual o próprio osso do paciente é usado para a correção;
  • prótese de mento, feita com materiais fabricados em silicone ou porex, exclusivamente para cada caso;
  • cirurgia Vline, um procedimento realizado no próprio osso do paciente com objetivo de deixar a face mais fina e feminina.

Quais as alternativas de tratamento?

Apesar da mentoplastia — na minha opinião — representar o procedimento com um resultado mais previsível e estável, outros tratamentos podem ser realizados para obter um resultado semelhante.

Um exemplo que posso citar é o preenchimento com ácido hialurônico. Ou, ainda, as próteses de mento.

O preenchimento com ácido hialurônico é uma alternativa para alguns casos de retrognatismo mandibular leve. Bastante comum em casos nos quais o paciente não tem o interesse (ou possibilidade) de se submeter a um procedimento cirúrgico.

Contudo, deve-se ter em mente que os resultados são temporários. Isso acontece porque o material tende a ser reabsorvido pelo organismo entre 6 e 12 meses após o procedimento.

Por outro lado, as próteses de mento são colocadas basicamente pelo mesmo acesso que seria realizado a mentoplastia.

Entretanto, nesse caso, o osso não é cortado: apenas a prótese é colocada e fixada na região.

Deve-se levar em consideração que essas próteses de mento costumam apresentar uma chance maior de complicações no paciente. Alguns exemplos:

  • infecção;
  • abertura dos pontos no pós-operatório recente e consequentemente perda da prótese;
  • reabsorção óssea na região e necessidade de remoção da prótese.

Entre outras possibilidades. Portanto, é de fundamental importância que ocorra uma discussão entre o paciente e o cirurgião sobre as possibilidades de tratamento, bem como suas vantagens e desvantagens.

Cuidados antes da cirurgia de mentoplastia

Assim que finalizada a avaliação médica e a análise facial do paciente, um histórico médico é solicitado — e odontológico, também. 

O especialista então determina o procedimento adequado para gerar o equilíbrio e harmonia facial ideais. restabelecer o equilíbrio. 

Tratamentos ortodônticos são costumeiramente solicitados antes da mentoplastia, pois a posição dos dentes influencia o comportamento dos lábios. Portanto, interfere diretamente no resultado da mentoplastia.

Com todas as etapas previamente executadas e o agendamento da cirurgia se aproximando, o paciente deve fazer a seguinte preparação:

  • jejum de pelo menos duas horas antes da cirurgia — caso a anestesia aplicada seja local — ou de até 12 horas em casos de anestesia geral;
  • boas condições de saúde. 

Nesse último ponto, vale destacar que a menor alteração na saúde do paciente pode adiar o procedimento. Por exemplo: gripes, resfriados e infecções costumam ser fatores de impedimento para seguir adiante com a mentoplastia,

Recuperação

Por ser um procedimento localizado e de menor tempo cirúrgico, quando comparado com a cirurgia ortognática bi-maxilar (quando é operado a maxila e mandíbula), a recuperação da mentoplastia tende a ser mais rápida.

Dessa forma, resultados bem consistentes já são visíveis em até 20 dias após realizada a cirurgia.

Contudo, deve-se ter cuidado para evitar impactos na região, pois a cicatrização óssea ocorre ao longo dos primeiros 5 ou 6 meses após a mentoplastia.

Qual a diferença entre mentoplastia e ortognática?

Como vimos, com base na cirurgia de mentoplastia, deu para entender que o procedimento tem implicação estética. Ou seja: muito do seu objetivo se concentra na transformação visual e estética do paciente — seja por desejo pessoal ou em decorrência de alguma deformidade, visando a sua correção.

Entretanto, é comum perceber que muita gente ainda se confunde entre termos que são similares ou complementares, nesse assunto. É o caso da mentoplastia e da ortognática.

Dúvida, inclusive, que pretendo encerrar de uma vez neste tópico.  Pois é algo muito fácil de distinguir.

Começando, então, pela ortognática. A cirurgia é aplicada por meio de uma série de procedimentos que visa, em conjunto, corrigir as bases ósseas do crânio.

Portanto, a cirurgia de mentoplastia está entre os procedimentos usados na ortognática. Ela faz parte desse escopo completo de técnicas focadas na correção óssea do crânio.

Existem outras técnicas e conceitos aplicados, na ortognática, que vão além da mentoplastia. Para cada região óssea, um nome distinto é dado. Mas estão basicamente focados em uma região aproximada, como é o caso do mento, da mandíbula e da maxila.

Qual é o médico que faz mentoplastia?

É altamente indicado que o procedimento seja realizado por uma equipe médica multidisciplinar. Contudo, é cada vez mais comum observar a mentoplastia realizada por um cirurgião buco-maxilar e um cirurgião plástico — ou alguém com ambas as especializações.

Mas a lista de profissionais que pode realizar a mentoplastia se estende. Além dos dois acima citados, a cirurgia pode ser executada e/ou avaliada por otorrinolaringologistas, cirurgiões de cabeça e pescoço e também por dentistas buco-maxilo-faciais. 

Conclusão: Mentoplastia antes e depois

E então, deu para entender o que esperar da mentoplastia, antes e depois da cirurgia?

Como vimos, os resultados alcançados variam. Existem diferentes abordagens e técnicas aplicadas para garantir que cada paciente tenha um resultado personalizado, dentro das suas características, necessidades e objetivos.

Assim, visa-se um efeito visual harmônico e respeitando as suas características e individualidades.

É claro que você ainda pode ter algumas dúvidas relacionadas ao antes e depois da mentoplastia. Por exemplo: sempre nos perguntam o preço da mentoplastia ou pedem para ver fotos de mentoplastia, antes e depois, de famosos.

A ideia, normalmente, é identificar se o procedimento cumpre o que promete e se é acessível, mesmo, como muitos dizem ser.

Efetivamente, a mentoplastia, antes e depois, para homens e mulheres tem efeitos positivos. Inclusive, a própria cirurgia é relativamente simples. Portanto, pode ser algo que basta conhecer mais a fundo para uma tomada de decisão assertiva.

E, claro, uma decisão feita em conjunto com o seu médico especialista. Por isso, dê uma conferida no meu site e saiba mais sobre como é feita a mentoplastia! E não hesite em entrar em contato para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Gostou? Deixe um comentário!

Compartilhe

SOBRE O AUTOR

Dr. Ícaro Guilherme

Sou Icaro Guilherme, cirurgião bucomaxilofacial especialista pela Universidade de São Paulo (USP – SP). Realizei residência na área pelo Hospital Universitário da USP durante 3 anos e em quase 9 mil horas tive a oportunidade de aprender com grandes nomes da cirurgia nacional e internacional.

Receba conteúdos exclusivos

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Contatos

Redes Sociais