Search
Close this search box.

Como escolher um especialista em cirurgia ortognática qualificado?

Sobre o que vamos falar hoje:

Desde a Resolução nº 209/96 do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que reconheceu e credenciou os cursos de especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, a cirurgia ortognática se popularizou aqui no Brasil.

Com isso, muitos profissionais puderam se especializar nessa área e oferecer soluções para ajudar milhares de pacientes a terem melhor qualidade de vida, tratando de problemas estético-funcionais.

Mas em meio a tudo isso, surge uma pergunta: quem é o profissional que realiza a cirurgia ortognática, afinal? É o especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, ou simplesmente cirurgião bucomaxilofacial, como é conhecido. 

É ele que faz o diagnóstico e realiza procedimentos cirúrgicos que tratam patologias e problemas relacionados à face, pescoço, crânio, maxilares e boca, trazendo uma melhora nas funções da mandíbula e maxilar, além de uma maior estabilidade na mordida.

Então, se você quer saber o que é necessário para confiar em um especialista em cirurgia ortognática, quais são os critérios e por que isso importa tanto na hora do tratamento, continue lendo este artigo até o final.

Qualificações que seu cirurgião deve ter

Devido a popularização da cirurgia ortognática, que é o principal tratamento para solucionar deformidades dentofaciais como, por exemplo, o prognatismo e retrognatismo, fica evidente a necessidade de conhecer bem o profissional que fará a cirurgia no paciente.

A confiança entre paciente e médico é mais do que fundamental para o tratamento. Na verdade, é imprescindível confiar no seu médico e saber se ele realmente é um especialista em cirurgia ortognática qualificado.

Confira alguns critérios que o paciente deve considerar:

Passar por uma residência hospitalar ou curso de especialização após o término da graduação 

Para se tornar um especialista em cirurgia ortognática e traumatologia bucomaxilofacial, o profissional deve fazer uma especialização nessa área. Porém, essa especialização precisa ser realizada em um Instituição de Ensino Superior (IES), credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em uma entidade que representa a classe registrada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Devido a complexidade do processo para se tornar especialista em cirurgia ortognática, há uma exigência muito superior de horas cursadas. É preciso cumprir, no mínimo, 2.000 horas/aula, em regime de residência multiprofissional, vide Resolução nº 209/96 do CFO.

Dessa forma, essa especialização ocorre em instituições de saúde, como hospitais-escola de Universidades Federais ou Estaduais. Os especializandos realizam estágios remunerados, sob a orientação e supervisão de especialistas formados (professores).

Esse tipo de residência multiprofissional possui uma carga horária semanal de 60 horas, distribuídas da seguinte forma: 20% estudo teórico e 80% de atuação prática supervisionada.

Deve ser regulamentado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO)

Deve-se respeitar todas as diretrizes e a carga horária preestabelecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com as instituições de ensino para concluir a residência multiprofissional, mencionada anteriormente.

Após a conclusão deste estágio supervisionado e da conclusão do curso, o profissional precisará se registrar no Conselho Federal de Odontologia (CFO), por onde irá atuar. Todo profissional que pretende ser especialista em cirurgia ortognática precisa considerar esse itinerário profissional.

O CFO, Conselho Federal de Odontologia, é um órgão respeitado e muito sério, que regulamenta os cursos de especialização e autoriza o exercício da profissão do cirurgião bucomaxilofacial e especialista em cirurgia ortognática.

Possui amplo treinamento e experiência em cirurgia ortognática

Parte importante do treinamento e ganho de experiência do cirurgião bucomaxilofacial são adquiridos no período de residência, onde se aprofunda na teoria e prática dessa profissão.

Contudo, o profissional que pretende ser especialista em cirurgia ortognática e fazer carreira nessa área precisa continuar se especializando, para que sua atuação profissional seja ainda mais qualificada e eficiente.

Profissionais com pouca experiência profissional ou com apenas a qualificação básica exigida, não transmitem a segurança necessária para o paciente realizar a cirurgia ortognática, que é um procedimento corretivo definitivo.

Realizar cirurgia ortognática com frequência

Por isso, você deve se informar sobre a quantidade e a frequência de cirurgias ortognáticas que o profissional que escolheu realiza regularmente. Por quê? Porque essa informação servirá de critério para que você avalie se é necessário (ou não) escolher outro profissional.

E se você está pensando em custo-benefício, lembre-se: este procedimento é definitivo! Caso você o realize com alguém pouco experiente ou mal qualificado poderá correr riscos desnecessários. 

É melhor confiar em um profissional comprovadamente especialista em cirurgia ortognática do que em um aprendiz.

Realize a cirurgia corretiva da mandíbula em uma instalação onde os profissionais tenham experiência

Além do currículo profissional do especialista em cirurgia ortognática, você também precisa verificar:

  • Se o local onde se realizará a sua cirurgia ortognática possui todas as condições para o procedimento cirúrgico;
  • Se a equipe possui todos os equipamentos e materiais para a realização da cirurgia com a segurança necessária;
  • Se a equipe multiprofissional é qualificada e possui experiência com cirurgia ortognática.

Dica: Se você ainda não sabe qual é a severidade do seu retrognatismo, eu posso te ajudar. Tudo o que você precisa fazer é agendar uma consulta comigo clicando aqui.

Faça uma entrevista com o especialista em cirurgia ortognática

Abaixo tem uma lista de perguntas que você deve fazer para o especialista em cirurgia ortognática e conhecer mais a fundo o seu trabalho:

  • Quais as indicações da cirurgia ortognática?
  • Quais os benefícios da cirurgia ortognática?
  • Quem realiza a cirurgia ortognática?
  • Como é feita a cirurgia ortognática?
  • Quanto tempo dura a cirurgia?
  • Quanto tempo de recuperação após a cirurgia ortognática?
  • Preciso usar aparelho antes e depois da ortognática?
  • É necessário anestesia geral para realizar a ortognática?
  • Dá pra fazer a rinoplastia junto com a cirurgia ortognática?
  • O plano de saúde cobre a cirurgia ortognática?
  • Quanto tempo o plano de saúde leva para autorizar a cirurgia?

Essas são perguntas simples e, se por acaso, o profissional especialista em cirurgia ortognática não te der respostas firmes, seguras e claras, fique atento. Qualquer profissional experiente saberá responder todas as perguntas indicadas, sem dificuldades.

Dica: Para um diagnóstico mais preciso das causas e efeitos do retrognatismo mandibular na sua vida, agende uma consulta comigo clicando aqui.

Como escolher o seu especialista em cirurgia ortognática?

Portanto, eu recomendo que você procure um profissional experiente, capacitado, qualificado e especialista em cirurgia ortognática para realizar seu tratamento, além de minimizar ou excluir qualquer risco desse procedimento cirúrgico

Como especialista em cirurgia ortognática que atende a todos os requisitos e com grande experiência no assunto, posso afirmar que através do que eu chamo de “Cirurgia ortognática de Alta Precisão”, podemos chegar em resultados além do satisfatório.

Minha equipe é especialista em realizar procedimentos bucomaxilofaciais e tratar deformidades dentofaciais com máxima eficiência e precisão, minimizando os riscos para uma maior segurança do paciente.

Além de atender aos requisitos, estou totalmente focado em realizar cirurgias ortognáticas com o objetivo de tratar inúmeros males que podem estar acometendo você neste momento, como a apneia do sono ou o retrognatismo e o prognatismo.

Portanto, se você tratar com segurança e qualidade, tendo à sua inteira disposição uma equipe focada em realizar um cirurgia ortognática de alta precisão, clique no botão abaixo e agende uma consulta comigo!

Gostou? Deixe um comentário!

Compartilhe

SOBRE O AUTOR

Dr. Ícaro Guilherme

Sou Icaro Guilherme, cirurgião bucomaxilofacial especialista pela Universidade de São Paulo (USP – SP). Realizei residência na área pelo Hospital Universitário da USP durante 3 anos e em quase 9 mil horas tive a oportunidade de aprender com grandes nomes da cirurgia nacional e internacional.

Receba conteúdos exclusivos

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Contatos

Redes Sociais