Search
Close this search box.

Tipos de implantes dentários e preços [Perguntas Frequentes]

tipos de implantes dentários preço

As dúvidas sobre os tipos de implantes dentários e preços são muito comuns, mas há um ponto fundamental sobre elas: cada paciente tem uma necessidade e cada necessidade sai por um valor.

É por isso que considero os tratamentos de implantes algo individual, afinal, eles sempre são planejados para uma pessoa em especial, levando em conta pontos específicos, como a quantidade de dentes a serem substituídos e a estrutura óssea do paciente em questão.

E para te ajudar a entender melhor esse universo dos tipos de implantes dentários e preços, preparei esse artigo completo, com as opções disponíveis no mercado e as suas indicações.

Boa leitura!

6 principais tipos de implantes dentários e preços

tipos de implantes dentários fotos

Preparado para conhecer os principais tipos de implantes dentários e preços? Então confira abaixo!

Implante unitário

Neste método, é comum ser posicionado no osso do paciente um implante, com um pino para cada dente substituído, onde uma prótese é colocada.

Para tornar mais fácil sua compreensão, é fundamental entender que ao fazer um tratamento com implantes, é criada uma espécie de raiz artificial para um dente artificial.

O implante é justamente a parte inserida dentro do osso e que irá manter o sustento da prótese, que por sua vez substitui o dente natural do paciente.

Esse procedimento é indicado para quem perdeu somente um dente ou para quem perdeu vários dentes, mas em partes diferentes da boca.

Implante com carga imediata

Este é um tipo de implante dentário unitário, que citamos acima. O que os diferencia é a técnica usada para fazer a aplicação.

Um implante tradicional, por exemplo, começa com a cirurgia para fixar o pino e depois de um tempo há a instalação da prótese.

Já no implante com carga imediata, não existe uma pausa de meses para fazer essa instalação.

Assim, a prótese é recebida no mesmo dia em que a cirurgia de fixação do pino é realizada.

Para isso, é feita uma cirurgia conhecida como “sem corte”, na qual abrimos um pequeno orifício na gengiva e então temos acesso ao osso, sem executar cortes no tecido.

Aqui, o foco costuma ser substituir somente um dente, com o procedimento feito todo no mesmo dia, ou seja, extraindo o dente natural e instalando a prótese, permitindo que o paciente saia da cirurgia com um sorriso novo e com melhoras na sua mastigação.

Implante 2×3

Dentre os tipos de implantes dentários temos o 2×3, indicado a pessoas que perderam três dentes seguidos.

Ele leva esse nome pois, ao invés de fazermos três implantes unitários, inserimos dois pinos e depois três próteses são instaladas sobre eles.

Desta forma, o dente do paciente que fica posicionado no meio não terá uma fixação no osso.

Isso nos leva a instalar os dois implantes nas extremidades, confeccionando uma prótese com três dentes.

O dente que ficar no meio irá garantir a sustentação dos outros que estarão submetidos aos implantes.

Implante com prótese protocolo

Considerado um tipo de implante dentário múltiplo, a prótese protocolo é comum de ser indicada a pacientes edêntulos (sem dentes ou que perderam todos os dentes).

A sua substituição de todos os dentes pode ser feita com a instalação na arcada superior ou na inferior.

E assim como no implante 2×3, não há a necessidade de realizar a instalação de um pino para cada dente.

É comum fazermos cerca de 4 a 6 implantes, os posicionando em lugares táticos da arcada dentária do paciente.

Nesse método, é normal confeccionar uma prótese parecida com uma dentadura, porém ela ficará encaixada sobre os implantes.

Além do mais, essa prótese é sempre fixa, então ela não pode ser retirada com facilidade como a dentadura, apenas pelo profissional responsável pela instalação, para fazer manutenções, tratamentos ou intervenções.

Com isso, o paciente tem um implante estável, oferecendo confiança ao sorrir, falar ou mastigar.

Implante com prótese overdenture

Esse implante tem a sua prótese parecida com a de protocolo, citada acima, pois ambas podem substituir todos os dentes da arcada superior ou inferior do paciente.

A diferença fica no fato deste método usar menos implantes para fazer a fixação da prótese.

E também há a questão da prótese overdenture não ser fixa, permitindo que o próprio paciente faça a sua retirada.

Com isso, ele pode remover sua prótese para limpá-la, pois mesmo com ela presa aos implantes, o seu encaixe permite essa facilidade na retirada.

Implante zigomático

Por fim, na lista dos principais tipos de implantes dentários, apresento o implante zigomático.

Para entender a sua instalação, é preciso saber primeiro que os implantes tradicionais costumam ser presos no osso chamado alveolar, o osso que abriga a raiz dos dentes.

Ao fazer o implante zigomático, o pino é fixado em outro osso, o zigomático, popularmente chamado de osso da bochecha ou osso malar, pois atua na forma das maçãs do rosto.

Essa mudança de ossos é necessária sempre que o paciente procura por um implante depois que se passaram anos da perda do dente.

Por isso, é fundamental buscar por um dos tipos de implantes dentários assim que um dente é perdido, aumentando as chances de realizar um procedimento mais tradicional.

Quanto custa um implante dentário completo?

Todos os tipos de implantes dentários e preços variam de acordo com cada paciente, mas no geral, os valores costumam considerar pontos como:

  • o número de dentes que serão substituídos;
  • qual o implante dentário que será usado;
  • o fabricante do implante dentário;
  • se serão necessários tratamentos complementares;
  • os materiais de confecção da prótese e do pino.

A maneira como o implante será feito também modifica o preço, podendo ser com a técnica aberta ou com a sem cortes.

A técnica sem cortes, por exemplo, exige um planejamento mais minucioso, por dizer respeito a uma cirurgia guiada e de mais exatidão, com tecnologias e recursos que podem aumentar o valor.

Desta forma, é fundamental realizar sua consulta com um profissional com boa reputação para fazer uma avaliação do seu caso, verificando as suas necessidades e os valores para supri-las.

Como saber se você precisa de implante dentário?

Após conhecer os tipos de implantes dentários e preços, você ainda tem dúvidas se precisa de um?

Bom, para te ajudar nessa questão, explico que o implante é comum para pacientes que perderam um dente, vários deles ou até mesmo todos.

Essas perdas podem acontecer por diversos motivos, como doenças periodontais, infecções, falta de cuidados com os dentes e até mesmo pelo fato de ignorar o tratamento de cáries e traumas de acidentes.

Todos esses exemplos de casos que dei podem levar uma pessoa a precisar de um implante dentário.

Mas, como você viu ao longo deste artigo, há vários tipos de implantes dentários e preços, por isso é fundamental buscar um profissional apto para apontar a melhor solução para o seu caso.

Isso é feito por meio de uma avaliação minuciosa que analisa a estrutura óssea, com tomografias e radiografias, indicando o melhor implante para cada situação específica.

Qual o melhor tipo de implante dentário?

pino de implante dentário preço

Diante de tantos tipos de implantes dentários e preços, apontar o melhor deles também irá depender da situação de cada paciente.

Como especialista na área, gosto de esclarecer que nem sempre o que funcionou para uma pessoa irá funcionar para todo mundo que precisa de um implante.

Isso porque cada caso apresenta um comprometimento dentário, ou seja, cada caso tem uma quantidade diferente de dentes que precisam ser substituídos, os locais da boca em que esses dentes se encontram e, principalmente, cada paciente tem uma estrutura óssea particular.

Há casos, por exemplo, em que um diagnóstico preciso só é possível com uma tomografia computadorizada, que me permite visualizar a qualidade do osso que pretendo realizar o implante.

Além do mais, para apontar o melhor tipo de implante dentário, eu preciso avaliar uma questão importante e que varia muito de uma pessoa para a outra, que são as contraindicações do paciente.

Quanto tempo dura um implante de dente?

O implante dentário dura para a vida toda, para isso, eles são feitos com o titânio, um material resistente e que não sofre deterioração

Mas esse pino de titânio costuma ter sobre ele uma coroa que substitui o dente da arcada. 

E é comum que essa coroa seja confeccionada em resina ou porcelana, podendo sofrer desgastes e exigindo por sua substituição.

Mas isso é algo que varia de cada paciente, considerando os cuidados que ele tem com seu implante, pois ele pode, por exemplo, perder um pino, levando a necessidade de reparos.

Sendo assim, alguns pontos que influenciam na maior duração de um implante de dente são:

  • seguir uma higiene bucal disciplinada;
  • fazer o implante com um profissional qualificado;
  • ter materiais de boa qualidade no procedimento;
  • fazer a manutenção do implante sempre que o profissional indicar;
  • evitar fumar;
  • cortar hábitos como roer unhas e morder objetos, para não desgastar os dentes.

Conclusão

Com esse artigo, minha missão era apresentar os tipos de implantes dentários e preços, para que você conheça melhor as opções disponíveis no mercado e como são feitos os orçamentos.

Como reforcei algumas vezes ao longo do texto, para a sua satisfação após esse tratamento ser garantida, é fundamental que você conte com um profissional de alta qualidade, com experiência e boa reputação.

E para isso, você pode contar comigo!

Em minha clínica você terá toda a infraestrutura necessária para realização do seu implante dentário, com materiais de primeira qualidade e avaliação minuciosa do seu caso.

Além disso, durante a consulta me coloco a disposição para tirar todas as suas dúvidas e explicar todos os detalhes de sua condição.

Que tal marcar já um horário para conversarmos?

Será um prazer te receber e dar início ao seu procedimento com toda qualidade e segurança que você merece!

Gostou? Deixe um comentário!

Compartilhe

SOBRE O AUTOR

Dr. Ícaro Guilherme

Sou Icaro Guilherme, cirurgião bucomaxilofacial especialista pela Universidade de São Paulo (USP – SP). Realizei residência na área pelo Hospital Universitário da USP durante 3 anos e em quase 9 mil horas tive a oportunidade de aprender com grandes nomes da cirurgia nacional e internacional.

Receba conteúdos exclusivos

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Contatos

Redes Sociais