A prótese de ATM tem a função de substituir e restaurar a articulação temporomandibular (ATM), uma das mais complexas no corpo humano.
Alguns casos comuns em que a inserção da prótese de ATM é indicada ao paciente são:
- anquilose ou reanquilose (casos com anormalidades anatômicas graves);
- fratura sem reparo do côndilo;
- enxertos autógenos que apresentaram complicações;
- necrose vascular;
- distúrbios congênitos (exemplo: microssomia hemifacial);
- reconstrução aloplástica sem sucesso que resultou em mutilação articular anatômica grave;
- neoplasia que exige ressecção extensa;
- grave doença articular inflamatória e degenerativa (exemplo: artrite psoriática, osteoartrite ou artrite reumatóide).
Em todos os casos, é o cirurgião bucomaxilofacial que faz o diagnóstico, decide qual parte anatômica da articulação será reconstruída e, por fim, realiza a operação para inserir a prótese de ATM.
E como esta é minha especialidade, preparei esse artigo completo com as dúvidas mais comuns sobre o tema, para esclarecer o que é a prótese de ATM, para que ela funciona, qual a sua necessidade, benefícios e muito mais.
Prótese de ATM: o que é?
Antes de falarmos sobre o que é a prótese de ATM, é preciso entender exatamente qual parte do corpo é a ATM.
Articulação Temporomandibular, abreviada como ATM, é a responsável pelo nosso movimento de abrir e fechar a boca.
Para saber exatamente onde ela está em seu corpo, basta colocar a mão em frente a sua orelha e abrir e fechar a boca.
Essa parte que você sente se movendo é a articulação temporomandibular, que nos permite ações como mastigar, bocejar, falar, cantar e afins.
Quando há o funcionamento anormal ou prejudicado dessa parte do corpo, o paciente passa por diversas terapias clínicas para tratar essa situação.
A prótese de ATM é uma dessas opções de tratamento clínico, geralmente recomendada após o paciente não responder bem aos tratamentos anteriores.
Para a sua inserção, é preciso realizar uma cirurgia que permite a substituição da fossa mandibular e da cabeça da mandíbula, restituindo toda a forma e a função da ATM.
Tipos de prótese de ATM
Temos atualmente dois tipos de prótese de ATM: a prótese de estoque e a prótese customizada. Abaixo, explico melhor sobre cada uma delas.
Prótese de estoque
A prótese de ATM de estoque tem medidas pré-estabelecidas, disponíveis em tamanhos P, M e G.
Elas são compostas pela fossa, o componente craniano, e pelo polietileno de ultra-alto peso molecular, um componente feito de cobalto crômio com uma camada de titânio.
Para realizar sua fixação, eu uso parafusos de titânio de 2,0mm para o componente superior e 2,7mm para o componente mandibular.
Prótese customizada
A prótese de ATM customizada é confeccionada com as medidas exclusivas do paciente.
Ela costuma ter uma adaptação melhor e resultados mais satisfatórios a longo prazo.
Além disso, a prótese de ATM customizada também tem dois componentes, sendo o da fossa o glenóide, feito de polietileno de ultra-alto peso molecular, e o da cabeça da mandíbula, que possui liga de molibdênio cobalto-cromo e ramo de titânio.
Para realizar a sua fixação, eu uso parafusos de titânio e o sistema é personalizado, ou seja, uso um modelo ósseo produzido através de exames tomográficos do paciente.
Para que serve a prótese de ATM?
A prótese de ATM serve para fazer a reconstrução parcial ou total desta articulação.
É importante saber que a ATM é uma articulação única, que não funciona de forma independente, mas sim em conjunto com a sua articulação contralateral.
Além do mais, ela é uma das articulações mais ativas que temos no corpo, se movendo cerca de 2.000 vezes por dia, por conta de nossas ações como a mastigação, fala, bocejos, deglutição e semelhantes.
Então, quando há distúrbios nessa região, o que chamamos de disfunções temporomandibulares (DTM), a prótese de ATM apresenta a sua serventia.
Ela é uma solução recomendada a pacientes com articulações que doem, são disfuncionais ou foram anatomicamente mutiladas.
Mas como falei acima, a inserção da prótese de ATM costuma ser recomendada apenas quando outras terapias não tiveram sucesso.
Assim, ela entra em cena para substituir a articulação, sustentando e fornecendo as mesmas funções da articulação natural, permitindo que o paciente reproduza os movimentos funcionais.
Por que a prótese de ATM pode ser necessária?
É comum que o tratamento da ATM comece com técnicas não invasivas para ver como o paciente reage.
Mas quando ele não apresenta resultados satisfatórios com esses tratamentos menos invasivos, a prótese de ATM pode ser necessária.
No mais, a prótese de ATM se faz necessária em casos preconizados para pacientes que apresentam:
- infecções;
- inflamações crônicas ou reabsorção patológica da ATM;
- doenças autoimunes e doenças do colágeno (artrite reumatoide, artrite psoriática, síndrome de Sjögren, lupus e espondilite anquilosante);
- anquiloses;
- sequelas de trauma;
- deformidades congênitas (microssomia hemifacial);
- tumores na região da ATM.
Benefícios da prótese de ATM
Agora que você já está por dentro do que é a prótese de ATM, quais os seus tipos, sua serventia e quando ela é necessária, é hora de conhecer os seus benefícios. Confira abaixo!
Melhora na harmonia do rosto
A anatomia da região articular e do ramo da mandíbula podem sofrer alterações por condições patológicas disfuncionais e deformantes.
Assim, ao fazer a correção dessas partes com a prótese de ATM, o paciente tem resultados estéticos satisfatórios, que melhoram a harmonia da face.
Ótima adaptação à estrutura óssea
A prótese de ATM, principalmente a customizada, costuma apresentar uma perfeita adaptação à estrutura óssea dos pacientes.
Esse é um benefício que, por sua vez, gera mais estabilidade na fixação da prótese e a deixa pronta para suportar cargas e forças maiores diante de diversas situações.
Altos níveis de melhora
Os pacientes que foram tratados com a prótese de ATM apresentaram altos níveis de melhora. Isso porque esse tratamento costuma ser bem aceito biologicamente.
Possibilidade de customização
Como falei anteriormente, temos dois modelos de próteses de ATM, a de estoque e a customizada.
A costumizada faz uma substituição mais exata do côndilo mandibular e da fossa articular, pois é confeccionada de acordo com a anatomia específica de cada paciente.
Isso é feito usando um sistema de reconstrução 3D que permite o desenvolvimento dessa prótese com base em uma análise tomográfica.
Prótese de ATM: indicação
Como você notou ao longo do artigo, a articulação temporomandibular (ATM) é um dos complexos articulares humanos mais importantes.
Sendo assim, a sua substituição só existe diante de certas indicações, como:
- quando as tentativas de correções anteriores não ajudaram na resolução do problema;
- em casos deformidade severa, como ausência do côndilo mandibular, artrose e inflamações severas;
- situações de tumores muitas vezes benigno e às vezes maligno, muitas vezes unilateral;
- degeneração severa;
- deslocamento de disco articular quando não é possível optar por um tratamento conservador;
- fraturas com grande deslocamento;
- limitação da abertura da boca;
- casos com dor miofascial, otalgia, zumbido, formação progressiva após cirurgia ortognática;
- casos de trauma que gradualmente levam à osteoartrite ou anquilose pós-traumática unilateral ou bilateral;
- etiologia desconhecida, como necrose avascular, muitas vezes unilateral;
- malformação congênita (frequentemente unilateral) ou de crescimento (frequentemente bilateral);
Como funciona o processo de cirurgia de prótese de ATM?
O processo de cirurgia de prótese de ATM passa por três fases fundamentais: o diagnóstico, a seleção da prótese e, por fim, a cirurgia. Entenda abaixo sobre cada um deles.
– Diagnóstico
O diagnóstico para avaliar a necessidade da prótese de ATM é feito por um cirurgião bucomaxilofacial.
Neste momento, levamos em consideração alguns pontos fundamentais de cada paciente, como entender a deformidade esquelética (caso exista), os hábitos que ele tem, se há necessidade de fisioterapia bucomaxilofacial, placa oclusal, toxina botulínica e afins.
– Seleção da prótese
Após o diagnóstico, o cirurgião bucomaxilofacial analisa qual a melhor prótese para o caso do paciente.
Como eu disse anteriormente, essa prótese pode ser confeccionada sob medida, sendo esta opção fabricada de liga de titânio, restabelecendo a articulação rapidamente.
A outra opção é a prótese de estoque, que vem com tamanhos prontos, sendo eles o P, M e G. Quando opto por elas, escolho qual usarei de acordo com a situação de cada paciente.
– Cirurgia
Por fim, a cirurgia entra em cena para substituir a ATM, dando engrenamento para o paciente abrir e fechar a boca.
De maneira geral, essa cirurgia é feita por meio de uma incisão perto do ouvido (inserindo a fossa) e uma um pouco abaixo do ouvido, inserindo a mandíbula nova ao paciente. Ambas as partes são fixadas com parafusos.
Conclusão
Como você viu ao longo deste artigo, as próteses de ATM têm a função de reconstruir essa articulação tão importante do nosso corpo.
Elas podem ser tanto próteses de estoque, ou seja, virem em tamanho P, M ou G, como podem ser customizadas de acordo com a anatomia do paciente.
Além do mais, esse procedimento melhora a qualidade de vida do paciente, uma vez que devolve a função mastigatória, a fala e melhora a harmonia do rosto, geralmente desfigurada.
Para que o seu tratamento com a prótese de ATM apresente resultados satisfatórios, é fundamental contar com um cirurgião bucomaxilofacial de confiança e com boa reputação.
E para isso, você pode contar comigo!
Analisarei o seu caso com atenção e cautela, me disponibilizo a tirar todas as suas dúvidas e explicar o passo a passo do seu tratamento, para juntos suprirmos todas as suas necessidades funcionais.
Marque já uma consulta se você acredita que precisa de prótese de ATM. Será um prazer te receber!