Todos somos assimétricos. Quer seja um olho levemente mais baixo do que o outro, as orelhas em alturas diferentes ou os músculos de um lado mais desenvolvidos do que o outro.
Observe você, se olhe bem na frente do espelho e comece a verificar. Onde está sua assimetria?
Na maioria das pessoas essa assimetria é leve, muitas vezes imperceptível à primeira vista. Contudo, em alguns casos essa assimetria pode ser severa comprometendo a função além da estética.
É sobre esses casos que vamos conversar hoje. Continue lendo para entender o problema e a solução.
Mas antes, vamos definir o que é simetria.
Basicamente algo simétrico é aquilo que podemos dividir ao meio e conseguirmos duas partes iguais. Quando as duas metades são de tamanho ou formas diferentes, temos uma assimetria.
Como podemos avaliar a simetria da face?
Olhando um rosto de frente, traçamos uma linha vertical que separe a face exatamente ao meio (lado direito e esquerdo) e a partir dessas duas “metades” avaliamos se as estruturas de um lado são semelhantes ao do outro.
Quais as características da assimetria facial?
Se tratando da face, uma das assimetrias mais frequente na nossa prática clínica está relacionado a mandíbula.
Normalmente caracterizada, pelo desvio do queixo para um dos lados, uma região da mandíbula maior que a do outro lado ou o encaixe errado dos dentes (má oclusão). Essas características podem ou não acontecer em conjunto.
Causas da assimetria facial
Nesse tipo de assimetria a alteração pode estar localizada em uma pequena região, como o côndilo mandibular (popularmente chamada, cabeça da mandíbula) ou pode se estender, envolvendo boa parte do osso mandibular.
Importante: assimetria facial repentina, que se desenvolve em dias ou meses, deve ser investigada devido à possibilidade de ser alterações que necessitam diagnóstico e tratamento imediato.
Tratamento da assimetria facial
Assim como vários são os motivos que podem causar uma assimetria facial limitada a mandíbula, também é extensa a lista de possíveis tratamentos.
Contudo, na maioria dos casos, o resultado satisfatório com ganhos funcionais e estéticos é encontrado pela realização da cirurgia ortognática com ou sem uma abordagem a articulação temporomandibular (ATM).
Logo abaixo, compartilho um caso que realizamos a correção cirúrgica da assimetria facial apenas com cirurgia ortognática.
Conclusão
Tendo em vista a grande diversidade de causas da assimetria facial é fundamental o diagnóstico preciso para realização do tratamento adequado, evitando assim várias cirurgias. Pois o diagnóstico errado pode acarretar em graves problemas.
Por isso, se você tiver uma assimetria facial se desenvolvendo rapidamente, procure um cirurgião bucomaxilofacial da sua confiança para avaliação do seu caso.
Qualquer dúvida fico à disposição é só comentar logo aqui embaixo.
Compartilhe essa informação com outras pessoas. Grupos do whatsapp, facebook, instagram, tudo é válido e bem fácil. Está vendo os ícones das redes sociais aqui na tela? É só clicar neles e compartilhar.
Até mais,